DESTAQUE:

Jeans Sustentável e Preços Acessíveis: É possível?

 Olá, menine! Tudo bem? No post de hoje vamos falar sobre jeans sustentáveis e qual é a importância de optarmos por peças com produção mais sustentável. Mas antes disso, quero deixar claro que: é impossível exercer uma produção ou consumo 100% sustentável, o que podemos (e devemos) fazer é nos conscientizar sobre a forma que consumimos e fazer as melhores escolhas possíveis. Quando eu falar, ao longo do texto, que são "jeans sustentáveis ou mais sustentáveis", entendemos que são produzidos com o menor impacto possível para o meio ambiente, mas ainda assim, é gerado um impacto. 

 Já falei aqui no blog sobre a importância de termos controle sobre o nosso consumo (clique aqui) e recentemente sobre a diferença entre moda sustentável e a moda consciente, e como podemos exercer uma moda mais consciente, até que a sustentabilidade chegue ao alcance de todos (clique aqui para ver!). Hoje, as marcas com jeans mais sustentáveis que você vai ver neste post, são marcas conhecidas, que estão mudando sua cadeia de produção, e trazendo opções de peças sustentáveis mas com preços acessíveis.


Por que é tão importante optarmos por jeans (e todas as outras peças) com produção mais sustentável?

O jeans é um dos itens de vestuário que mais geram impacto para o meio ambiente. Esse impacto vai desde a sua produção, até a poluição do ar para chegar a um determinado ponto X (isso, obviamente, está em todos os itens que consumimos, por isso, inclusive, tenho dado uma pausa no ecommerce e tenho feito minhas compras nas lojas físicas quando preciso, mas vamos falar sobre isso em outro post). Para produzir uma única calça jeans, são usados no mínimo, CINCO MIL LITROS DE ÁGUA, e este número pode chegar (respira fundo agora) a ONZE MIL LITROS. E não estamos aqui somente falando do uso da água: estamos falando de uma água que não pode ser reaproveitada, por causa de todos os processos de lavagem e coloração dos jeans, e que, portanto, deixa uma pegada hídrica muito mais suja para o meio ambiente: imagina pra onde vai esta água que não pode ser reaproveitada, hein? Isso mesmo, para a natureza, poluindo rios, e claro, os oceanos. Agora é só a gente pensar: se este estrago todo é causado por UMA única calça jeans, imagine que, só no Brasil, são vendidos cerca de 100 milhões de calças jeans (fora outras peças de vestuário) por ano?

Moda sustentável tem que ser pra todos e pra já!

Já que estamos falando de consumo de água, aqui vai mais uma informação pra você pensar no cantinho: 70% da nossa água potável é usada pelas indústrias. Portanto, é inevitável que as indústrias repensem o que fazem e como fazem (apesar de muitas ainda fecharem os olhos e continuarem fingindo que não é com elas) porque se nada mudar, em breve simplesmente não vai mais ser possível fazer. Este movimento de mudança, muitas vezes, não é tão "espontâneo" quanto parece, já que sabemos da existência do aquecimento global e crises ambientais causadas por ele, como a crise hídrica, há décadas. O que acontece é que realmente chegou num ponto em que não dá mais para fechar os olhos: pela nossa própria sobrevivência aqui, ou muda, ou muda. MAAAAAS, veja bem meu bem, a responsabilidade não está só nas mãos das indústrias, muito pelo contrário, nós como população e como consumidores temos nossa participação em cuidar do meio ambiente, e temos a responsabilidade de olhar para nossas escolhas e mudar nossos hábitos. Nós somos muitos, e o que a gente tem que pensar é que fazer pouco pra gente individualmente parece nada, mas o pouco de todo mundo é muito. Por isso eu vim aqui correndo trazer pra você cinco marcas de moda populares que já tem linhas de jeans mais sustentáveis e com preços acessíveis.

Qual é a diferença de um jeans sustentável e um jeans com produção "normal"?

A produção de jeans sustentável olha para os processos que vão desde o plantio do algodão até a lavagem final do produto. Enquanto um jeans com produção normal chega a consumir até 11 mil litros de água no seu processo de produção, tingimento, lavagem e desemgomagem, um jeans com produção sustentável pode reduzir este número em até 90%. Além disso processos de tingimento e clareamento mais limpos, usando lasers e geradores de ozônio, dispensam o uso de corantes e produtos químicos, evitando assim a poluição das águas, reduzindo sua pegada hídrica. 

Marcas de moda populares com jeans sustentáveis

Agora chegou o momento de a gente ver quais são as marcas populares, que você já conhece, já comprou, que tem aí no seu bairro (em muitos casos), com jeans sustentáveis e acessíveis.

Riachuelo

A Riachuelo tem uma linha inteira de jeans para todos os gostos e estilos com produção mais sustentável. Com a iniciativa Jeans Que Transforma, oferece peças com uma redução de até 85% de água na sua produção. O uso de tecnologias a laser e gerador de ozônio e a produção local, diminuem o uso de recursos naturais, de produtos químicos e emissão de gases do efeito estufa para fazer o produto chegar até você. Além dos jeans, a marca também traz outras peças, como blusas e camisas, por exemplo, com produção mais sustentável. Vale a pena dar uma olhada nos projetos de sustentabilidade no site da Riachuelo, porque a marca vem fazendo muita coisa para mudar. E claro, os jeans são lindos!



Renner

Com redução no impacto ambiental de 45%, redução de 44% no uso de água, utilização de resíduos de matéria prima e tecidos naturais e certificadas, a Renner traz a proposta do ReJeans, uma linha de jeans focada na produção totalmente renovável. Além disso, você pode encontrar também outros itens e tecidos, como regatas, camisas, e outras peças feitas 100% com algodão responsável pra repensar o look todo!



C&A

A C&A também vem trazendo peças incríveis com a coleção #vistaamudança. Com jeans feitos com algodão mais sustentável, além de uma produção que usa da tecnologia a laser para trazer os mesmos jeans cheios de estilo, mas com uma economia de até 80% do uso de água. Inclusive, já adquiri um jeans dessa nova linha e postei vídeo lá no meu Instagram (me segue lá, hein...) 


Malwee

A Malwee ganhou destaque com a sua iniciativa "Moda Sem Ponto Final" com o lançamento da linha que ficou conhecida como "jeans mais sustentável do Brasil". Isso porque a marca conseguiu lançar uma coleção de peças com redução de 98% do uso de água na sua produção - reduzindo o uso para um copo d'água. 

Hering

A Hering também abriu lugar para uma produção mais limpa, com metas bem significativas para o avanço da moda sustentável dentro da marca. Também aposta na tecnologia de ozonio pra reduzir em até 70% o uso de água na sua produção, tratamento de 100% da água usada nos processos de tingimento, reutilização de malhas, entre outras medidas, para gerar uma produção mais limpa.

Fazer escolhas conscientes está nas nossas mãos e também é nossa responsabilidade. Além de sabermos "o quê" comprar, precisamos saber "quando" e "por quê". 

E se você conhece ou sabe de mais alguma marca que produza peças mais sustentáveis e com valores acessíveis, comenta aqui pra todo mundo saber também! 



Quem sou eu?

Oi! Eu sou Kátia Malagodi, criadora do DMF, publicitária, modelo, vegetariana, apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música. Criei o blog DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi pra acompanhar mais dicas e conhecer um pouco da minha rotina sem rotina, e siga o @docemaldadefeminina também pra acompanhar dicas exclusivas do Insta! Te encontro por lá!



Comentários

Mais Lidas: