A Sexualização Precoce No Discurso de "Empoderamento" Feminino

Olá menines, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um assunto importantíssimo e que precisa muito ser debatido para não restar dúvidas. Como tudo na vida que "muda", muitas coisas acabam perdendo o seu verdadeiro propósito quando são tratadas de forma equivocada. Falando em feminismo, muito aconteceu em toda a sua história até os dias atuais, e claro, alguns contextos acabam sendo distorcidos. É o que acontece com o discurso de "empoderamento" na linguagem corporal, ou melhor dizendo, exposição corporal e até sexualização da mulher. E o que é mais preocupante: adolescentes que, tanto não compreendem o verdadeiro significado do feminismo, como não compreendem as consequências do comportamento e da exposição sexualizada em redes sociais, acabam praticando algo que se torna extremamente perigoso.

Sexualização Precoce No Discurso de "Empoderamento" Feminino

Recentemente, uma adolescente de 16 anos de idade postou nas suas redes sociais vídeos dançando, exibindo o corpo de maneira completamente sensualizada, apoiando-se no discurso de "empoderamento". Por ser famosa, o vídeo teve um alcance imenso, gerando polêmica e muitas críticas. As meninas - e muitas mulheres também - confundem a liberdade que o feminismo procura nos trazer com a exposição exagerada. E para uma adolescente esse pensamento equivocado traz riscos que precisam ser evitados: na internet não sabemos quem de fato está do outro lado, e para um pedófilo, uma criança que expõe o corpo está teoricamente em situação vulnerável e muito provavelmente sem supervisão dos pais.

O feminismo busca assegurar o direito de a mulher se vestir e se comportar como ela bem entender sem ser julgada ou correr riscos por isso, mas sabemos que na prática não é assim que funciona. Mulheres são estupradas independentemente da roupa que vestem, e quando isso acontece, são julgadas como erradas mesmo sendo vítimas. E apesar de o feminismo buscar a liberdade, o respeito e a igualdade entre os gêneros, e dar total liberdade para uma mulher se mostrar como se sentir à vontade, o ato da exposição sexualizada não é um ato feminista. É um direito que o feminismo traz.

Agora, falando em relação a adolescentes, não só elas não compreendem o real significado do feminismo, os riscos de uma exposição sexualizada para uma menor de idade, e pior ainda, na internet onde não dá para controlar o alcance do que é publicado, como não entendem que o "empoderamento", a AUTO-ESTIMA, NADA TEM A VER COM SEXUALIZAÇÃO OU APARÊNCIA FÍSICA. 

Aceitação, auto-estima e poder feminino estão muito mais ligados a questões políticas, sociais, econômicas e pessoais. Auto-estima tem muito mais a ver com: 1- se conhecer; 2- se aceitar, com vícios e virtudes; 3- entender que nosso valor vai além de coisas superficiais. E claro, para uma adolescente aos 16 anos de idade compreender tudo isso é mais difícil, afinal, há coisas que só aprendemos com a vida. Porém, nós como mulheres adultas, sejamos irmãs, tias, mães, madrastas, influencers, ou qualquer outra posição que ocupemos, temos que tratar de assuntos de feminismo, auto-estima, aceitação e poder feminino com clareza, prestando atenção ao comportamento das nossas garotas, corrigindo e conversando quando necessário. E claro, se você que está lendo agora é um homem tudo isso serve para você também. É nosso dever proteger nossas crianças e ensinar o correto.

As redes sociais funcionam na maioria das vezes como um "telefone sem fio", portanto, devemos nos manter atentos ao que os jovens dão atenção, compartilham, os pensamentos a que se identificam e comportamentos que reproduzem. E agora se me permite expor uma opinião particular, um adolescente menor de idade não deveria ter acesso a redes sociais sem supervisão dos pais, porque você pode saber quem é seu filho, quais são as intenções dele, mas quem está do outro lado, nós não sabemos.
__
                                           


Espero que tenha gostado do post de hoje, e acompanhe o blog Doce Maldade Feminina também no Facebook para ficar por dentro de todo o conteúdo da página com dicas de lazer, playlists, além de dicas de filmes e séries, beleza, moda e muito mais! Me siga também no Instagram, sempre dou dicas por lá! Se inscreva no meu canal no YouTube para me conhecer melhor e conversarmos sobre os mais diversos assuntos! Um beijão e até a próxima 😘




Comentários

Mais Lidas: