Home Office: Como Planejar e Organizar Suas Tarefas

Olá menines, tudo bem? Várias pessoas me perguntam sobre o trabalho em home office e me pedem dicas para criar um blog, dicas sobre conteúdos, e eu gosto muito quando recebo essas perguntas porque percebo que posso ajudar as pessoas com o meu trabalho, então vamos falar mais por aqui sobre esses assuntos, e hoje quero dar algumas dicas para trabalhar em home office, muito úteis principalmente para quem ainda está se adaptando a essa nova rotina. E hoje, vou falar um pouco sobre organização de tarefas: desde a hora que você acorda até a hora em que deixa de trabalhar, é preciso organizar seu dia!

Home Office: Como Planejar e Organizar Suas Tarefas

O trabalho em home office pode ter um rendimento tão bom ou até melhor do que no ambiente corporativo, claro, quando bem planejado e com todas as ferramentas necessárias, porque afinal de contas, você não precisa sair de casa então ganha tempo com isso, podendo dormir e descansar melhor, e adequar as suas tarefas aos seus melhores horários. Por outro lado, não havendo este controle, você pode acabar se perdendo entre tarefas de trabalho e tarefas do lar.

Como se organizar melhor?



  • Trabalhar em casa pode ser mais difícil do que parece, porque em casa você tem trabalho em dobro, ou seja, tem o trabalho e tem as tarefas domésticas, então é fundamental que, ao planejar as tarefas diárias, você leve em consideração absolutamente tudo o que terá de fazer durante o dia, e isso por dois motivos: para que você não se esqueça de nada, e para que você dê conta de fazer tudo o que precisa ser feito. Então faça uma relação de todas as coisas que precisa fazer, trabalho e tarefas domésticas, para saber o que pode ser feito ao longo do dia.
  • Planeje o seu dia de acordo com as prioridades: antes de passar todas as suas tarefas para sua agenda (caso você use uma agenda, mas pode ser um caderno ou um bloco de anotações) liste tudo o que precisa fazer, e deixe em primeiro lugar, claro, o que for mais importante.
  • Organize seu dia em blocos de horários, ou seja, você tem três períodos: manhã, tarde e noite. Dessa forma fica mais fácil concluir as suas tarefas dentro dos horários corretos e cumprir prazos.
  • Ao listar todos os afazeres, dê uma ordem numérica para cada tarefa, e passe para a próxima somente quando terminar a anterior.
  • Deixe horários em aberto ao longo do dia para o caso de surgir algum imprevisto ou mesmo de demorar mais tempo do que o esperado na execução de alguma tarefa.
  • No início da semana liste todas as tarefas que você precisa entregar até o final de semana, e faça o mesmo com as tarefas diárias, classifique-as por ordem de prazos e prioridade. 
  • Planeje o seu dia com antecedência: hoje ao final do dia faça o planejamento da sua agenda para o dia de amanhã, e assim sucessivamente, pois você ganhará tempo já que ao começar a trabalhar já saberá o que precisa ser feito.
  • Não planeje mais do que você dá conta: é muito importante para não chegar ao final do dia com aquela sensação de frustração por não ter terminado tudo, ou dormir tarde para concluir o que ainda não foi feito, pois isso compromete sua rotina, seu sono, seu rendimento e as suas horas de lazer e descanso que são tão importantes para manter o foco no trabalho quanto manter tudo organizado.
  • Faça pausas ao longo do dia: levante-se, alongue-se, tire alguns minutos para se distrair e então volte ao que estava fazendo. Isso é importante para não se sobrecarregar e manter o foco.
  • E por último, faça uma coisa de cada vez. É muito comum estarmos trabalhando e quando reparamos, várias abas abertas no navegador, vários documentos abertos, enquanto tentamos dar conta de tudo ao mesmo tempo, mas isso é um erro que nos sobrecarrega e tira o nosso foco, então evite começar uma nova tarefa antes de concluir a primeira - a menos que não seja possível concluir no momento.
__

Espero que com essas dicas você consiga trabalhar melhor! Sabemos que não é fácil para todas as pessoas se adaptarem a trabalhar em casa, mas após a fase de adaptação pode ser muito vantajoso. E se você tem alguma dica me conta nos comentários, vou adorar compartilhar por aqui também! 
__
                                           

Espero que tenha gostado do post de hoje, e acompanhe o blog Doce Maldade Feminina também no Facebook para ficar por dentro de todas as dicas de lazer, playlists, além de dicas de filmes e séries, beleza, moda e muito mais! Me siga também no Instagram, sempre dou dicas por lá! Se inscreva no meu canal no YouTube para me conhecer melhor e conversarmos sobre os mais diversos assuntos! Um beijão e até a próxima 😘


Comentários