A Vida E História De Madam C.J. Walker - Resenha

Olá menines, tudo bem? Hoje tem dica/resenha de minissérie da Netflix, e se você tem acompanhado a plataforma de streaming nos últimos dias, deve ter visto A Vida E História De Madam C.J. Walker por lá. Madam C.J. Walker foi ninguém menos do que uma mulher negra, a primeira mulher a se tornar milionária nos Estados Unidos com o próprio negócio, que começou muito modesto.

A Vida E História De Madam C.J. Walker - Resenha
A Vida E História De Madam C.J. Walker - Imagem: reprodução Netflix

Sinopse "A Vida E História De Madam C.J. Walker"


A série começa quando Madam C.J Walker está sentada na cozinha de casa, chorando inconsolada, com a perda de cabelo que ela ainda não sabe porque está acontecendo, quando alguém toca à sua porta. Esta pessoa é Addie, uma vendedora de cosméticos para os cabelos, que triste por vê-la chorar, decide ajudá-la: Addie oferece tratamento capilar em troca de que Madam C.J. lave roupas para ela. Trato feito, com o passar do tempo os cabelos de Madam C.J. voltam a crescer bonitos e saudáveis, quando ela tem a ideia de trabalhar com Addie vendendo seus produtos, afinal, ela já conhece, sabe como ensinar a usá-los, e tem a história "milagrosa" dela como testemunho. Mas Addie não gosta da ideia e nega a possibilidade de trabalharem juntas, quando C.J. decide criar os próprios produtos para vender. A partir daí, as duas "amigas" se tornam concorrentes.

Resenha

É uma série que traz muitas reflexões importantes e mostra uma realidade que existe até os dias atuais, porém naquela época, há cem anos, era muito mais "escancarado" porque tais acontecimentos e pensamentos eram aceitos pela sociedade. Claro que eu estou falando sobre racismo e machismo, que eram expostos de uma forma muito mais despudorada: uma mulher não era respeitada por ser mulher, e uma mulher negra era duplamente desrespeitada por ser negra e mulher. 

No decorrer dos episódios C.J. enfrenta muitas situações de humilhação, traição e perigo, o que cumpre um papel importante de conscientização na história, porém, para quem gosta de filmes e livros que mostrem essa temática, é notável que os fatos apesar de serem cruéis foram suavizados para não causar muito choque ao espectador. Além disso, após a sua ascensão, podemos ver o quanto o cenário muda para uma mulher negra quando ela é rica: não só passa a ser respeitada, como passa a ser ouvida e requisitada.

Madam C.J. Walker conseguiu chegar tão longe com seus negócios por se mostrar mais do que uma marca de cosméticos, ela se mostrava humana, e buscava atender às necessidades de todas as mulheres negras para com seus cabelos. Com a missão de resgatar a auto-estima de milhares de mulheres, ela ofereceu também independência financeira, para que todas as suas funcionárias pudessem viver pelo próprio dinheiro, e assim conquistar mais liberdade.

A Vida E História De Madam C.J. Walker - Resenha
A Vida E História De Madam C.J. Walker - Imagem: reprodução Netflix


Sobre a execução do roteiro, ao final dá a impressão de que muita coisa foi deixada de lado para que a série pudesse se encaixar em quatro episódios, o que não é completamente ruim, pois ainda há perfeita compreensão dos fatos, porém quando o espectador começa a criar certo carisma pela história, ela já parte para o final, e alguns episódios a mais seriam muito bem-vindos para mostrar mais da intimidade da família Walker, que passou por vários conflitos.

No mais, é uma série bem produzida, com um trabalho de fotografia, figurinos e cenários lindos, bons atores, e uma ótima pedida, apesar da brevidade, pois trata de assuntos muito importantes.


Informações:

Título original : Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker
Direção: Nicole Asher
Elenco: Octavia Spencer, Tiffany Haddish, Carmen Ejogo
Classificação Etária: 16 anos
Episódios: 4
Duração de cada episódio: aproximadamente 55 minutos
__



Espero que tenha gostado da dica de hoje, e acompanhe o blog Doce Maldade Feminina também no Facebook para ficar por dentro de todas as dicas de lazer, playlists, além de dicas de filmes e séries, beleza, moda e muito mais! Me siga também no Instagram, sempre dou dicas por lá! Se inscreva no meu canal no YouTube para me conhecer melhor e conversarmos sobre os mais diversos assuntos! Um beijão e até a próxima 😘



Comentários