Primeiro Aprenda A Ser Feliz Sozinho

O dia dos namorados passou e eu gostaria que você se respondesse: qual é o significado desse dia? O que um namoro representa para você? Sabe porquê eu pergunto isso agora? Porque todos os anos, quando esta data chega, grande parte das pessoas solteiras parece se dividir em apenas duas opções: as que fazem brincadeiras, piadas com o fato de estarem solteiras, e as que claramente se sentem insatisfeitas por estarem solteiras, chegando até a apresentar algum nível de tristeza. E claramente, muitos dos que brincam com a própria "solteirice", o fazem para esconder o fato de estarem tristes por passar a data sem um amor para comemorar. Agora eu te faço mais uma pergunta: porque estar solteiro é motivo para fazer piada ou para estar triste? Você não se ama o suficiente quando está SÓ?

Claro que em nome dos memes vale (quase) tudo e o espírito de humor que vem com a brincadeira é divertido e inevitável, e eu não estou pondo aqui uma crítica a quem faz humor com esta situação. Mas o ponto é: porque SE COLOCAR em uma posição onde estar solteiro no dia dos namorados é motivo de piada? Porque se pararmos para pensar, a indiferença com a situação não gera pretexto para piadas, é somente seguir em frente, e se colocar numa posição de suposta inferioridade, mesmo que de maneira cômica, é desvalorizar um momento de liberdade que, muito provavelmente, em um relacionamento (claro, porque falando de relacionamentos monogâmicos, no nosso modelo de relacionamento, para estar com alguém você deve abrir mão de algumas coisas, como por exemplo: estar com outra pessoa), você não vai mais ter.

O nosso modelo de sociedade ensina desde cedo que você só vai ser feliz com outra pessoa: nos contos de fadas o príncipe e a princesa se casam e são felizes para sempre, nos filmes o mocinho fica com a mocinha no final, nas novelas tudo gira em torno de algum romance cheio de vai e voltas. As pessoas te perguntam se está namorando, se vai casar. Cria-se desde cedo a ideia de que a vida perfeita é sempre a dois, e que se você não tem ninguém, tem algo de errado. 






Essa ideia equivocada de que "fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho", te faz pensar que estar solteiro te faz indigno de ser amado, que tem algo de errado com você. É uma forma perigosa de ver as coisas, porque a necessidade que nos é imposta culturalmente nos faz cair em armadilhas da nossa própria mente. Você se sente só, quando na verdade a sua própria companhia deve te bastar antes de qualquer outra, e tende a entrar em relacionamentos vazios, com pessoas erradas, e pior, a pessoa errada quando sente que você tem essa insegurança em estar só, vai usar os seus medos a favor dela. E assim você tende a estar em um relacionamento que te faz infeliz, buscando no outro que não tem o que te oferecer além da dor, a satisfação que só você pode te dar.

E nos dias de hoje, com a dominância das redes sociais na vida das pessoas, as aparências te torturam: alguém se casou, alguém teve filhos, alguém viajou para o lugar dos sonhos com o amor da vida dele. E você não. Isso te faz lembrar que o tempo está passando! O tempo está correndo, e você se cobra ainda mais por sentir que está perdendo tempo. Mas e esse tempo que você está perdendo, querendo encontrar o amor da sua vida: já pensou se você estivesse aproveitando? E se você esquecer um pouquinho que não tem ninguém (NESTE MOMENTO) para ser seu par romântico, e aproveitar esse momento para descobrir lugares novos, fazer coisas que sempre quis fazer, fazer algo que nunca fez. E se você fizer uma viagem só com a sua companhia? Ou ir ao cinema, ir tomar um café? 

Aproveite a sua liberdade para aprender a gostar da sua independência. Quando você passar a apreciar o seu tempo, o seu espaço, as suas atividades individuais, vai perceber que seu amor por você lhe basta. E pessoas completas só atraem pessoas bem-intencionadas (e completas também) porque estas não tem intenção de te machucar, e as outras, ao perceberem que você se basta, saberão que não tem como te usar.

Espero que tenha gostado do texto de hoje, e acompanhe também o Doce Maldade Feminina para ficar por dentro de beleza, moda, filmes, séries, música e lazer, e muito mais! Me siga também no Instagram, sempre dou dicas por lá! Se inscreva no meu canal no YouTube para me conhecer melhor e conversarmos sobre os mais diversos assuntos! Um beijão e até a próxima 😘

Comentários