Pular para o conteúdo principal

DESTAQUE:

Setembro Amarelo é mais do que uma campanha

 Oi oi pessoas, como vocês estão? Essa semana é a minha estreia aqui no blog e vou conversar com vocês sobre saúde mental, bem-estar e autoconhecimento. E já que estamos no mês de Setembro acredito que é importante falarmos do Setembro Amarelo. Você já ouviu algo sobre isso?  Como começou a campanha Setembro Amarelo? Em 1994, um jovem americano de 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Comovidos com a situação, seus amigos e familiares distribuíram no seu funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem passando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi espalhada mundo afora e chegou no Brasil.  Aqui no Brasil a campanha Setembro Amarelo foi criada a fim de informar a população e prevenir o suicídio. Afinal de contas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do planeta, e o suicídio é a segunda principal causa de morte em jovens com idades en

Sobre Perdão

Quem nunca escutou aquela velha frase que diz que "perdoar é divino"? Ou que devemos perdoar as pessoas que nos causaram mal para sermos "superiores"? Falando dessa forma parece que o perdão acaba sendo imposto a nós, como se tivéssemos por obrigação implicitamente que perdoar a todos. O perdão é algo que nós sentimos por alguém, assim como o amor, a gratidão, o carinho. Você só consegue perdoar alguém quando se sente perdoando, ou seja, quando sente que não há motivos para guardar mágoas ou rancor. E como se forçar a perdoar alguém quando você não sente que "deve" perdoar? Isso pode ser muito mais fácil do que parece, basta olhar para as pessoas como seres humanos, imperfeitos, assim como você e eu também somos e com certeza, em algum momento já fizemos algo que de precisávamos de perdão, mesmo que inconscientemente.



Como Perdoar?


Muitas vezes nos apegamos demais a algum mal ou algum erro que alguém cometeu, e nos esquecemos de três fatos muito importantes: todos nós erramos; se alguém pode nos ferir ou magoar é porque muito provavelmente esta pessoa é alguém muito importante pana nós, e se esta pessoa é alguém muito importante, certamente já nos fez o bem em algum momento e por isso se tornou importante. Nós somente nos decepcionamos ou magoamos com quem é importante. E muitas pessoas acham que justamente por causa disso, por terem sido magoadas por alguém muito importante o que esta pessoa fez de errado não tem perdão. Na verdade tem. O perdão não é permitir ser ferido novamente. Não é consentir com o erro do outro. E não é um presente que damos à consciência de quem nos feriu. Você pode perdoar alguém que te fez mal sem concordar com o que a pessoa fez, sem querer esta pessoa na sua vida, sem permitir ser ferido novamente, sem esquecer do que aconteceu e sem confiar novamente. 

É preciso saber perdoar e saber quando as coisas podem ser como antes ou quando não podem, e isso você vai saber a partir de como se sente. Quando perdoamos a alguém que nos fez mal, estamos dando uma chance a nós mesmos. Guardar raiva, mágoas ou rancor é péssimo, mas apenas para quem guarda. Muitas vezes a pessoa que te feriu pode e vai continuar vivendo tranquilamente, mas enquanto você tiver ressentimentos e sentimentos ruins, esses sentimentos vão fazer mal a você. Eles vão te impedir de se sentir feliz, de se sentir grato, de ver a vida com mais positividade, de acreditar no bem. São sentimentos destrutivos, que causam mal estar, traumas, e quanto mais você alimenta esses sentimentos, mais você se torna triste, pessimista, insatisfeito. Então o perdão é algo para você, para você ser mais feliz, seguir a sua vida com mais leveza e não permitir que o passado atrapalhe o seu presente e futuro.


Tudo É Perdoável?


Tudo nesta vida é perdoável? Olha, dizer que tudo é perdoável é algo muito grande, pois não passamos por tudo para saber até que ponto podemos superar, mas se você for analisar, tudo ou quase tudo pelo que já viveu pode ser perdoado. E quanto mais nos desapegamos de fatos passados, mais enxergamos o presente com otimismo e mais planejamos um futuro melhor. Então se você acha que não consegue fazer isso por quem te magoou, não se preocupe, tente fazer por você.

__
                                           




Espero que tenha gostado do post de hoje, e acompanhe o blog Doce Maldade Feminina também no Facebook para ficar por dentro de todo o conteúdo da página com dicas de lazer, playlists, além de dicas de filmes e séries, beleza, moda e muito mais! Me siga também no Instagram, sempre dou dicas por lá! Se inscreva no meu canal no YouTube para me conhecer melhor e conversarmos sobre os mais diversos assuntos! Um beijão e até a próxima 😘







Comentários