Dicas Para a Transição Capilar
Nós adoramos ver os nossos cachos reaparecendo depois de um longo período de químicas e alisamentos, mas passar pela transição capilar é mais complicado do que parece. Encarar o cabelo com duas texturas completamente diferentes pode ser um pesadelo e por isso muitas pessoas acabam desistindo na metade do processo. Quando vemos casos de meninas que conseguiram e ficaram com os cabelos maravilhosos, às vezes nos perguntamos como elas conseguiram. O começo da transição capilar é sempre o mais difícil, por isso, hoje vou dividir com vocês algumas coisinhas que eu faço e que estão me ajudando a aguentar firmemente por 10 meses sem escova progressiva ou chapinha.
Mantenha o corte em dia
O corte de cabelo faz toda a diferença, INDEPENDENTEMENTE de qual é o seu tipo de cabelo, Um bom corte retira as pontas duplas e secas que dão aspecto ruim aos cabelos, proporciona leveza, modernidade, estilo e funcionalidade. Muitas meninas que estão em transição capilar optam por fazer o corte Big Chopp, que consiste em, após um determinado período de crescimento da raiz cortar todas as pontas lisas. É uma escolha um pouco radical se você não se sente bem com os cabelos muito curtos, então eu aconselho a cortar aos poucos, conforme o crescimento dos fios, a cada um ou dois meses, assim você elimina as pontas lisas sem sentir tanto no comprimento e fica mais fácil se acostumar.
Mantenha os fios hidratados
A hidratação é fundamental para ter cabelos saudáveis, e os cabelos cacheados e crespos necessitam de uma atenção maior. Por serem naturalmente mais finos, desidratam com facilidade, e a textura enrolada dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Se você não hidratar os cabelos com frequência e de forma adequada, é mais difícil alcançar a definição e os cabelos ficam com aspecto "espigado".
Faça um cronograma capilar
O cronograma capilar é uma "programação" para cuidar melhor dos cabelos. Ele consiste em organizar em dias os tipos de tratamentos que você vai fazer: hidratação, nutrição, umectação, reconstrução. Desta forma os fios ficam mais saudáveis, resistentes e tem um crescimento mais forte.
Use os produtos corretos
Não adianta muito optar por passar pela transição capilar e não usar os produtos adequados. É necessário investir em shampoos, condicionador, máscara, etc. para cabelos cacheados ou em transição capilar. Usando os produtos certos você vai estimular os cachos e fica muitíssimo mais fácil na hora de finalizar.
Aposte nas texturizações
Para diminuir a diferença entre as duas texturas do cabelo são usadas diferentes técnicas de texturização. Aposte em bobes, baby liss, dedo liss (que é uma técnica simples de enrolar os cabelos com os dedos para finalizar). No começo pode dar um pouquinho de trabalho, mas vai te ajudar muuuuito a não desistir.
Use finalizadores
O uso de finalizadores é indispensável para quem está em transição capilar. Cremes para pentear, ativador de cachos, mousse modelador, pomada modeladora, todos são nossos aliados para finalizar e fazer penteados super legais que vão facilitar o processo de transição. Seguindo todas as dicas, que são super fáceis, fica muito mais fácil lidar com as duas texturas.
Gostou das dicas? E você, tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua opinião e dicas nos comentários!
Comentários
Postar um comentário