A Perfeita Ordem Das Coisas

A dica de leitura da semana é para quem gosta de leituras com ritmo leve. Confesso que comprei este livro apenas pelo título que me chamou a atenção: A Perfeita Ordem Das Coisas. No momento em que vi este livro, comecei a imaginar sobre o quê o autor poderia falar, e não me arrependi.



A Perfeita Ordem Das Coisas


David Gilmour


A Perfeita Ordem Das Coisas foi escrito por David Gilmour, e é uma obra que pode ser considerada autobiográfica: lembranças, desabafos, questionamentos do alter ego do escritor. David Gilmour é canadense, escreveu seis romances, incluindo o best-seller Uma Noite Perfeita Para Ir À China, que foi premiado em 2015 com o Prêmio Governador-Geral de Ficção. Foi apresentador do programa Gilmour On The Arts e atualmente mora em Toronto com sua esposa, Tina Gladstone.

Sobre A Perfeita Ordem Das Coisas


Em A Perfeita Ordem das Coisas, um escritor de sessenta anos de idade está em um café, em uma cidade da França, quando tem a ideia de visitar todos os lugares que fizeram parte de seu passado e que de alguma forma o fizeram sofrer. Fã dos Beatles, de Tolstói e Proust, o escritor conviveu com celebridades, conheceu atores famosos, trabalhou na televisão por anos, e mesmo tendo a oportunidade de uma vida que para muitos é considerada "uma vida boa", sente-se constantemente insatisfeito.

Passando pelo internato do qual fugiu aos quinze anos, a cabana onde seu pai tirou a própria vida, lugares onde trabalhou, onde namorou, a ver pessoas que por momentos foram as mais importantes de sua vida e que atualmente não faziam mais sentido para ele ou tinham se tornado estranhos. Ele reencontra amizades antigas, ex-namoradas, ex colegas de trabalho, e se surpreende com o rumo que a vida das pessoas tomaram; uns tiveram sucesso, outros não. Então, a partir de tantas surpresas, lembranças e acontecimentos, ele passa a se perguntar se poderia ter feito algo de diferente, se acaso tivesse feito algo diferente, o que teria feito. Começa a se questionar se, acaso tivesse feito algo diferente, como estariam todos, o que estaria diferente. E por fim, a se questionar se existe mesmo uma perfeita ordem das coisas, se tudo acontece no tempo certo e como deve ser ou se nós que escolhemos a ordem das coisas e como deve ser.


A Perfeita Ordem Das Coisas


A leitura de A Perfeita Ordem Das Coisas


Para quem gosta de leitura com fortes emoções pode se decepcionar com A Perfeita Ordem Das Coisas, por ser uma leitura calma e que mantém um ritmo linear até o final. Já para os bons amantes dos livros, isso não é problema, porque toda leitura tem aprendizado, e com este livro não é diferente. Em vários momentos da leitura podemos nos identificar com situações e sentimentos do escritor, nos levando aos mesmos questionamentos de seu alter ego, colocando-nos diante de questões existenciais semelhantes ou iguais às dele. Dessa forma, mesmo que A Perfeita Ordem Das Coisas não seja o livro mais emocionante que você possa ler, ele tem muito a ensinar e consegue envolver o autor com sucesso à narrativa. Com uma leitura breve e fluída, o autor faz você sentir curiosidade pelos personagens e querer saber onde ele quer chegar revisitando o passado.

Compre A Perfeita Ordem Das Coisas


Capa comum: 168 páginas
Editora: Jardim dos Livros; Edição: 1ª (1 de maio de 2014)
Idioma: Português
Dimensões do produto: 22,8 x 15,4 x 1,4 cm
Preço médio: R$16,00 na amazon.com.br
Avaliação: 4 estrelas

Comentários