Vamos Falar Sobre Auto-Aceitação?

Vamos falar sobre auto-aceitação? Eu quero que você responda a seguinte pergunta: o que é auto-aceitação? Parece um assunto simples e muito claro: aceitar-se. Mas na prática é muito mais que isso.

Antes quero deixar algo bem claro: eu sou aquele tipo de pessoa que quase todo mundo detesta sem nunca ter trocado uma palavra. Mas as pessoas que me detestam, não me conhecem. Quem me conhece sabe quem eu sou, independentemente da imagem que passo ou da armadura que visto. E para mim isso basta: que as pessoas importantes saibam quem eu sou. Durante toda a minha vida, desde a infância mesmo, eu sempre fui extremamente reservada e hoje em dia eu tenho PAVOR de lugares lotados. Mas, para muitos isso é visto como antipatia, soberba, arrogância e por aí vai. Mas eu não posso deixar a opinião alheia interferir na minha vida! Já pensou se eu fosse me importar com todo mundo que "não vai com a minha cara"? Eu não sairia na rua, não viveria. E eu sei que causo essa impressão nas pessoas, mas eu não vou me esforçar para ser diferente porque me importa quem me conhece. O que cabe a mim é ignorar o fato de que a maioria das pessoas que me veem não me aceita como eu sou, ou não respeita o fato de eu ser "na minha". Ok, mas aonde eu quero chegar com isso?

Auto-aceitação


Eu vejo muita gente falando em auto-aceitação, mas pedindo aceitação alheia. Como assim? As pessoas dizem se aceitar do jeito que são, mas não se aceitam, e quando o dizem é somente mais uma forma de afirmarem para si mesmas que não se importam, mas se importam, e por isso precisam afirmar constantemente que se aceitam. Parece complicado, mas não é. É simples: se você está reafirmando algo e tentando convencer alguém, você está reafirmando e tentando convencer a si mesmo, porque enquanto a opinião alheia não for importante para você, não faz diferença. Entendeu? Ou seja: vejo muitas pessoas lutando para se auto-aceitar mas esperando a aceitação dos outros. Se você está acima do peso ou se sente magra demais, se você é muito alta ou muito baixa, ou qualquer outra coisa - isso são só exemplos - sempre vai ter alguém para te criticar. As pessoas criticam porque elas justamente, NÃO SE ACEITAM, e tentam desviar o foco das próprias frustrações para o primeiro que tiver "algo criticável". E então, você que está se sentindo insatisfeito com algo, vai deixar essa crítica desnecessária e mal intencionada entrar e crescer, ecoando na imagem que você faz de si mesmo. É neste ponto, que você vai cobrar a aceitação das pessoas para somente depois que elas te aceitarem, você se sentir bem

Você está fazendo tudo errado! Em primeiro lugar, eu tenho o dever de te dizer: se algo te incomoda, você pode sim mudar e continuar se amando ou mudar para se amar mais, isso não é hipocrisia não! Isso é auto-estima, auto-amor, é cuidar de si mesmo! Se você quer emagrecer, se você quer ganhar peso, se você quer fazer um procedimento estético, se você quer alisar o cabelo, então faça! Isso não é ser hipócrita, a auto-aceitação vai muito além disso! Você não tem obrigação de se sentir insatisfeito consigo mesmo, com a própria imagem, só para acreditar que isso é se aceitar. Em segundo lugar: algo só te incomoda por fora quando tem algo de errado por dentro. Ou seja: você só vai se incomodar com a falta de sensibilidade alheia se você acreditar que é verdade, e para que isso aconteça, VOCÊ que dá margem para a maldade entrar, e se você deixa isso acontecer, é porque você já se sente mal. E eu vou te falar uma coisa: as pessoas sempre vão te criticar. Sempre! Porque sempre foi assim e sempre vai ser, não adianta cobrar das pessoas que elas melhorem e evoluam porque estamos falando de seres humanos, que erram, sempre erraram e jamais deixarão de errar. Então cabe a você a tarefa simples de se amar e de ignorar o que não lhe é bem-vindo.

Olhe para dentro de você, para todas as suas qualidades, todas as suas habilidades, as coisas boas que você já fez, as pessoas que já ajudou, as dificuldades que já enfrentou, as pessoas que já ensinou, olhe para os seus bons sentimentos, olhe para a boa pessoa que você é. Agora responda: é justo que a opinião de algumas pessoas que não tem a sorte de te ver por dentro abale a sua auto-imagem, a sua coragem, a sua auto-estima? É justo que a frustração que uma outra pessoa tenta colocar em você abale a sua força? É justo que um ser imperfeito lhe cobre perfeição? Claro que não! Então não se deixe abalar! Auto-aceitação é você se conhecer completamente, saber de tudo o que tem de virtuoso dentro de você e conhecer todas as suas sombras, mas ainda assim, se amar, por saber que você é muito mais do que algo que precisa mudar, muito mais do que seu peso, sua altura ou suas olheiras. Auto-aceitação é saber que você pode ter os seus defeitos e querer melhorar, mas não se maltratar por causa disso, porque ninguém é perfeito, e você é mais do que os seus defeitos, você é as suas virtudes. Defeitos todos nós temos, mas o que nos torna bons são as coisas boas que trazemos, e qualquer pessoa que estiver do seu lado estará com quem você é por dentro. 

Comentários