Unsolved - Os Assassinatos de Tupac Shakur e Biggie Smalls

Uma das séries mais interessantes que assisti este ano foi Unsolved, que mostra a investigação de crimes sem solução nos Estados Unidos, e já na primeira temporada veio com dois casos que chocaram o mundo nos anos 90: os assassinatos de Tupac Shakur e Biggie Smalls

Unsolved - Os Assassinatos de Tupac Shakur e Biggie Smalls
Biggie Smalls e Tupac Shakur. Imagem: Reprodução.


Tenho certeza de que independente da sua idade, você já deve ter escutado ou visto o nome 2Pac ou Tupac Shakur em algum lugar. Tupac Amaru Shakur, ou 2Pac, é considerado até hoje, mais de vinte anos depois de sua morte, como um dos músicos mais influentes de todos os tempos e como o MC Mais Influente de Todos os Tempos, conforme votação do público em 2003 pela emissora de televisão MTV. Tupac nasceu em Nova Iorque, em 16 de junho de 1971, e já na sua adolescência ficou conhecido por seu trabalho. Seus pais eram membros do grupo Panteras Negras, que era um grupo ativista que lutava pelos direitos da população negra nos Estados Unidos. Até o ano de 2010, foram calculados mais de 75 milhões de discos vendidos, e Tupac foi premiado com três discos de ouro e quatro discos de platina. Tupac foi assassinado em 13 de setembro de 1996, e a identidade de seus assassinos sempre foi um mistério.

Christopher George Latore Wallace, conhecido como Biggie Smalls, nasceu no Brookyn em 21 de maio de 1972. Classificado pela revista Billboard como um dos 10 melhores rappers de todos os tempos, Biggie também começou a carreira muito cedo e rapidamente ganhou notoriedade. Inicialmente amigo de Tupac, Biggie foi premiado entre os anos de 1995 a 1998 nas categorias de Artista de Rap do Ano, Single de Rap do Ano por "One More Chance", Revelação Solo do Ano, Album do Ano por "Ready To Die", Compositor do Ano, Melhor performance Ao-Vivo do Ano,
Melhor video-clipe de Rap por "Hypnotize" e Melhor Album Masculino de R&B/Soul por "Life After Death". Biggie foi assassinado em 9 de março de 1997, e seu assassino também não foi descoberto.

Sobre os Assassinatos de 2Pac e Biggie Smalls


2Pac e Biggie eram amigos, até surgir uma suposta rivalidade entre eles por causa de suas carreiras, e após Pac ter sido baleado a caminho do estúdio no qual Biggie Smalls tinha contrato, surgiram especulações de que Biggie havia "encomendado" o crime ou que sabia do que iria acontecer, numa tentativa de "tirar 2Pac de cena", o que para 2Pac fazia sentido, criando assim uma inimizade entre os dois que foi levada muito a sério e colocada em suas músicas. Após a primeira provocação de 2Pac a Biggie com a música "2 Of Amerikaz Most Wanted" em que Pac representava a figura de Biggie como envolvido no crime, ficou claro que a inimizade entre os dois estava presente, e Biggie respondeu a provocação com a música "Who Shot Ya". 

Devido a esta rivalidade entre os dois ex-amigos, uma das teorias que surgiu foi a de que a morte de 2Pac foi a pedido de Biggie e que Biggie foi morto em vingança a 2Pac, porém nunca foram comprovadas. Houveram também teorias de que as mortes foram causadas por brigas de gangues, e teorias que denunciavam o envolvimento da polícia no assassinato, todas sem comprovação.

Sobre A Série Unsolved


Unsolved - Os Assassinatos de Tupac Shakur e Biggie Smalls
Os atores Wavyy Jonez (Biggie) e Marcc Rose (Tupac)na série Unsolved. Imagem: Reprodução.


A série conta os fatos reais das vidas dos rappers, nos assassinatos e investigações, mas sem aquele tom impessoal de documentário. Toda a trama se passa através do envolvimento do investigador Russel Poole, que dedicou anos de trabalho a buscar respostas para o caso, porém foi, por várias vezes, impossibilitado de avançar nas investigações por causa de um suposto envolvimento de um policial em um dos crimes.

Mostrando um lado mais humano não só de 2Pac como de Biggie também, em Unsolved é possível enxergar, além dos rappers famosos, os garotos que começaram a se envolver com o RAP, o que os fez envolverem-se, o que os tornou rappers. Mostra um pouco do relacionamento deles com suas mães, como elas reagiram após os assassinatos e como elas tiveram que continuar vivendo sem respostas, com a angústia de não saber o que aconteceu a seus próprios filhos. 

Mais do que mais uma série de investigação, Unsolved é um drama tocante, que cativa pela força de vontade do detetive Russel e nos faz até sentir empatia por ele, torcendo para que ele consiga o objetivo de concluir a investigação. Ver de uma outra perspectiva os relacionamentos de Tupac e Christopher com suas mães também é emocionante, pois mostra um lado humano que costumamos ignorar em artistas muito famosos ou bem sucedidos, principalmente nestes casos, tratando-se de dois homens que passavam uma imagem de "durões".

Unsolved traz no elenco Wavyy Jonez como Christopher Wallace, Marcc Rose como Tupac Shakur, Josh Duhamel como Detetive Greg Kading, Jimmi Simpson como Detetive Russell Poole, tem dez episódios de cerca de 55 minutos cada e é indicada para maiores de 16 anos.

Comentários