Sobre Feminismo

Muitas pessoas não entendem o real significado e objetivo do feminismo, inclusive, muitas mulheres. Isso acontece porque muito infelizmente, hoje em dia existem muitos grupos extremistas radicais que se dizem feministas mas pregam o sexismo tanto quanto os homens machistas, e tentam vencer a batalha contra o machismo com base em disseminar ódio. (des)Graças a esses grupos, o movimento perdeu o sentido verdadeiro para quem se deixa levar pelas "aparências" e fortalece a guerra entre os sexos que tanto queremos que acabe. Devido a esta confusão, muitas pessoas torcem o nariz quando falamos em feminismo, acreditam que toda feminista é revoltada e deixam de se interessar por algo que deve ser do interesse de todos.

O feminismo não prega a superioridade das mulheres com relação aos homens, não exige que as mulheres raspem seus cabelos ou deixem de se depilar, não proíbe as mulheres de usarem maquiagem ou salto alto. A mulher feminista pode fazer tudo isso? Pode, desde que seja a vontade dela, afinal somos livres. Mas não é igualando nossa aparência ou comportamento ao dos homens que vamos conseguir igualdade, mesmo porque as diferenças fisiológicas nunca deixarão de existir. Além disso, o feminismo prega que mulheres, com todas as suas diferenças dos homens, sejam respeitadas.

Sobre Feminismo - símbolo feminismo


Muitas pessoas acreditam que não existe machismo ou que o feminismo é desnecessário. De fato, em nossa sociedade ocidental e brasileira, nossas conquistas civis foram vencidas. Podemos, depois de muita luta, votar, trabalhar, estudar, se divorciar, dirigir um caminhão, construir uma casa, pilotar um avião, ser presidente do país. Depois de muita luta de mulheres feministas que sofreram com o preconceito e represálias, hoje somos cidadãs. E sinceramente, sou muito grata a isso, porque embora não tenha vivido em outras culturas, sei que em muitos países as coisas são muito diferentes da nossa realidade. Mas nós precisamos mudar a nossa cultura, já conseguimos os nossos direitos, e agora precisamos do nosso respeito. 

Precisamos que a nossa sociedade e as próximas gerações sejam educadas a pensarem na mulher com mais respeito. Precisamos que parem de usar a imagem do corpo feminino para vender cerveja, para atrair audiência para programas de TV sem conteúdo, precisamos que as pessoas parem de julgar uma mulher como vulgar por usar uma mini saia num calor de 30 C°, precisamos que as mulheres possam sair nas ruas sem serem assediadas. Precisamos que as pessoas deixem de pensar que mulher não pode sair sozinha, e quando está sozinha é porque está disponível. Precisamos que a sociedade deixe de pensar que mulher solteira aos trinta anos é mal amada ou encalhada. Precisamos que a sociedade deixe de pensar que a mulher que não satisfaz o homem "leva chifres", porque se isso acontece, é unicamente por falta de caráter de seu parceiro. A culpa não é dela. Precisamos que os homens deixem de nos olhar de forma constrangedora quando estamos com roupa de academia. Precisamos que a nossa sociedade mude a mentalidade e veja por um novo ponto de vista, e entenda que ao nascermos mulher, ainda somos pessoas. Pode parecer exagero, principalmente para muitos homens, como eu mesma já escutei muitas vezes que "não existe tanto assédio assim". Obviamente, se você é homem não passa por isso, e dificilmente verá uma mulher enquanto estiver ao seu lado passar por isso, porque na maioria das vezes somente somos respeitadas quando estamos com um homem ao nosso lado. A mulher "gostosa" só é assediada quando está sozinha. 

Por todos esses motivos, e muitos outros não citados, o feminismo se faz necessário, mas não somente por parte das mulheres. Os homens precisam ser feministas. Quem entende a real necessidade de ainda lutarmos por igualdade sabe que para isso o sexo não faz diferença. Conquistamos muito, mas ainda temos muito o que mudar, e essa conquista é de todos. 


Comentários