O Extraordinário

A dica de hoje é de um fenômeno, um dos livros mais fofos e encantadores de 2017: O Extraordinário. Finalmente fiz a leitura, e até que não demorei tanto se levar em consideração o montante de outros livros na fila, mas a curiosidade foi tanta que não aguentei. Além disso, quando foi lançado o filme eu senti extrema necessidade de ler, porque não dá pra assistir o filme sem ler o livro, não é verdade? Pois eu sou a louca dos livros mesmo! 

Livro O Extraordinário



"O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seu deslocamento no mundo, cria um manifesto em favor da gentileza." - Veja.com


Sobre O Extraordinário


O primeiro livro de R.J. Palacio, que é norte americana e mora em Nova York, trabalha no mercado editorial há mais de vinte anos como designer gráfica. Além do livro O Extraordinário, ela criou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com (que em português significa "escolha a gentileza", frase muito citada no livro).

O Extraordinário conta a trajetória de um garoto de apenas oito anos de idade que sofre com uma síndrome rara que causa uma severa deformidade facial. August Pullman, conhecido como Auggie, cresceu cercado do amor da família e dos cuidados dos pais super protetores. Auggie não costuma brincar com outros garotos de sua idade, não tem muitos amigos, não costuma sair muito. Quando sai, fica aborrecido e triste com os olhares espantados, os comentários indiscretos, as brincadeiras de mal gosto, e por isso prefere ficar isolado do mundo o quanto puder. Nunca foi à escola, até que seus pais decidem matriculá-lo para a quinta série. Então sua vida começa a mudar.

Fora de sua zona de conforto, Auggie aprende a lutar contra o preconceito e a maldade das pessoas quando se é diferente. Conhece outras crianças da sua idade e faz amizades novas. Mas, como a vida não é um mar de rosas, sofre bullyng e também passa por algumas decepções. Apesar de todo o sofrimento por ter uma aparência diferente dos demais, Auggie aprende a ser mais forte e até mesmo compreensivo, demonstrando em alguns momentos uma maturidade além da idade que tem.


Minha Opinião Sobre O Extraordinário


A narrativa é escrita a partir do ponto de vista de vários personagens, além do próprio Auggie, de sua irmã e amigos, intercalando as vozes durante os acontecimentos e mostrando outro lado dos fatos. Essa característica é muito interessante, pois dessa forma o leitor pode ser compreensivo não somente com o protagonista mas sim com os demais personagens, a entender o que os leva a tais atitudes.

O Extraordinário é um livro muito doce e cativante, ao contrário do que pode parecer, não é uma leitura "infantil" e sim para todas as idades. Aborda um tema um pouco triste mas de uma forma realista e sutil ao mesmo tempo, tornando a leitura leve e em alguns pontos divertida. Pode ler, comprar, dar de presente, porque não tem perigo de alguém não gostar!


Informações:

Capa comum: 320 páginas
Editora: Intrínseca; Edição: 1ª (31 de janeiro de 2013)
Idioma: Português
Dimensões do produto: 22,6 x 15,4 x 1,8 cm
Avaliação: 5 estrelas!
Preço médio: R$20,90 na amazon.com.br

Comentários