Dicas Simples Para Alimentação Saudável

Fazer dieta não é fácil e para muitas pessoas pode ser um pesadelo. Mas isso é normal: quando você está acostumado a um tipo de alimentação e entra em uma dieta, você muda radicalmente os hábitos alimentares e corta muitas substâncias que seu corpo está habituado a consumir com frequência, então o seu organismo sente falta daquelas substâncias, o que dá uma vontade imensa de comer besteira. Por isso muitas pessoas não conseguem manter a dieta firme. Porém, existem algumas atitudes muito simples que podem fazer muita diferença no nosso dia-a-dia, tornando nossa alimentação mais saudável. Claro, eu sempre recomendo uma consulta a um nutricionista que vai poder dizer o que você deve fazer, como deve se alimentar, o que pode e não pode consumir. Mas hoje vou compartilhar apenas alguns hábitos que eu tenho com minha alimentação que me ajudam muito e que qualquer pessoa pode fazer.

Salada de frutas

Controlar Consumo de Óleo


Nós precisamos consumir uma quantidade das consideradas gorduras boas todos os dias, que existem em castanhas, frutas como abacates, por exemplo, no azeite de oliva e em alguns tipos de óleo. Porém, o consumo exagerado de óleo, todos nós sabemos, pode aumentar o colesterol ruim ocasionando desconfortos e até doenças. Então quando for usar óleo, prefira os mais puros, como azeite de oliva extravirgem, e evite usar óleo em todos os alimentos: prefira o filé de frango, bifes e peixes grelhados, legumes cozidos com água, alimentos preparados no microondas ( veja aqui receita de omelete de microondas, eu juro que fica super saboroso!) e evite ao máximo consumir frituras. 

Controlar o Consumo de Açúcar


O açúcar além de contribuir para o ganho de peso é o grande vilão que ocasiona a diabetes. Eu não elimino totalmente o açúcar da alimentação, mas evito colocar açúcar em sucos, no café, chá, e evito comer doces com frequência. O açúcar, assim como os demais alimentos, não é proibido, mas precisa ser consumido com moderação. Neste link você encontra muitas dicas para diminuir o consumo de açúcar.

Controlar o Consumo de Sal


O consumo de sal em excesso causa hipertensão e pode ocasionar retenção de líquido, inchaços e problemas renais. Prefira trocar o sal por temperos naturais, usando menos sal e mais temperos: salsinha, cebolinha, manjericão, louro, orégano, são opções fáceis e que dão muito sabor aos alimentos,


Preferir Alimentos Integrais


Os alimentos integrais são mais nutritivos que os não integrais, dando maior saciedade por mais tempo. Além disso são mais ricos em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.


Comer a Cada Três Horas


Para muitos esse hábito pode parecer impossível, mas é extremamente necessário para manter o metabolismo em funcionamento e evitar o acúmulo de gordura corporal. Não é para fazer uma refeição completa a cada três horas, e sim para entre as principais refeições comer uma fruta, um iogurte, ou fazer um lanche rápido e leve. 

Evitar Industrializados


Evite comer produtos industrializados, que contém muito sódio, açúcar, gorduras trans e conservantes. Se for passar algumas horas fora de casa, leve uma fruta ou um lanche preparado para comer nos horários certos.

Essas são dicas super fáceis para ter uma alimentação mais saudável e que não vão mudar radicalmente os seus hábitos alimentares. ;)

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