Não Mude Quem Você É

Se uma pessoa está sempre dizendo que você precisa mudar o seu jeito de ser, de viver, de pensar, fuja dessa pessoa. Não mude quem você é somente por que alguém acha que você deve ser diferente, pois quem se preocupa em mudar a personalidade de alguém, se preocupa por não conseguir se adaptar às pessoas e então tenta fazer com que as pessoas se adaptem a ele. E uma pessoa que não pode se adaptar a ninguém, primeiramente, não consegue se aceitar e se adaptar a si mesmo.




Que ninguém é perfeito todos nós sabemos e esta é uma das verdades mais absolutas da vida. A vida é um aprendizado constante, um amadurecimento eterno e com certeza todos nós temos muito o que aperfeiçoar e melhorar. Todos nós temos os nossos "pontos negativos" dos quais temos que primeiramente, aceitar como parte de quem somos, e depois, avaliar. Esses pontos negativos são características que nos tornam únicos tanto quanto nossas qualidades, e embora sempre haja algo a melhorar, tudo vem com o tempo e com o aprendizado. Pessoas não mudam pessoas, a vida muda pessoas. Não adianta tentar moldar alguém pela sua perspectiva se esta pessoa não viveu a sua vida, assim como não adianta tentar ver a perspectiva do outro sem ter vivido na pele do outro.

Uma pessoa que se relaciona com você, seja amigo, namorado ou parente, valoriza as suas qualidades, e por isso os seus defeitos podem ser pequenos. Se uma pessoa se incomoda demais com os seus pontos negativos e está sempre a apontar os seu defeitos, se queixar e exigir que você mude seu jeito, sua personalidade, está sempre a exagerar e tornar tudo muito maior do que deveria ser, esta pessoa na verdade tem um problema com ela mesma. Ou seja, na verdade ela não se aceita. É muito simples: uma pessoa que tem consciência de seus defeitos, mas que tem consciência de suas qualidades, que sabe das coisas boas que é capaz de fazer, do bem que pode proporcionar, que sabe que ninguém é perfeito e aceita o fato de também não ser perfeito, não vai tentar "forçar" você a mudar, justamente por ter a consciência de que, novamente, ninguém é perfeito. Esta pessoa aceita você como você é, e sabe que mais fácil do que tentar mudar a sua essência, é se adaptar ao seu jeito. Uma pessoa que não se aceita, que quer sempre ser o perfeito, o melhor em tudo, sempre vai jogar contra você, porque primeiramente, quem não se aceita não pode aceitar o fato de o próximo não ser perfeito, se ela não sabe lidar com os próprios defeitos, como vai lidar com os seus? Em segundo lugar, uma pessoa que não se aceita vai apontar todos os seus erros, vai exagerar em todas as situações possíveis, vai dar um jeito de te fazer culpado por tudo, e vai passar o tempo todo apontando os seus "defeitos", pois como ela não se aguenta por ser também alguém imperfeito, precisa fazer você se sentir uma pessoa ruim, precisa fazer você se sentir errado sempre para em cima da suas incertezas, dos seus erros, do seu passado, se sentir melhor que você. A pessoa bem resolvida não precisa disso. Ela sabe que pode se adaptar a você assim como se adapta a ela mesma. Ela sabe que pode respeitar as suas opiniões e sabe que não precisa te atacar para se sentir melhor.

Então, não mude seu jeito por alguém, deixe que a vida se encarregue disso de forma espontânea, no seu tempo, e no seu amadurecimento. E se alguém lhe disser que você precisa mudar, fuja dessa pessoa, porque na verdade ela é quem precisa.

Comentários