Dicas Para Organizar o Cronograma Capilar

Para a saúde e consequentemente, beleza dos fios, é muito importante seguir um cronograma capilar.  Porém, é preciso conhecer o seu tipo de cabelo e qual a sua real necessidade para se organizar melhor, fazer o tratamento de acordo com o seu cabelo, com os produtos certos e na frequência correta. Cada cabelo tem uma estrutura diferente, e um cronograma que serve para um cabelo liso não é o mesmo para cabelo cacheado, o mesmo serve para cabelos virgens e cabelos que já sofreram as agressões de químicas (escova progressiva, alisamento, coloração, etc.).

dicas para organizar o cronograma capilar


Eu, por exemplo, faço hidratação de uma a duas vezes por semana, pelo fato de meus cabelos serem cacheados, o que dificulta a distribuição de oleosidade natural do fio, e também por já ter usado por muito tempo a escova progressiva. Porém, tem pessoas que não precisam de hidratação por mais que uma vez por semana. Desta forma, você deve montar o seu cronograma de acordo com a textura dos seus cabelos, o grau de ressecamento, força dos fios e agressões sofridas. Os procedimentos a serem feitos no cronograma capilar são muito simples, consistem em hidratação, nutrição, umectação e reconstrução. Todos podem ser feitos em casa, e cada um exerce um efeito nos fios. 


Como Montar O Seu Cronograma Capilar


O cronograma capilar deve ser organizado para um período de quatro semanas para recuperar os fios e desta forma, para que você possa ver resultados. Levando em consideração o seu tipo de cabelo e qual é a sua necessidade você escolherá os produtos mais adequados, os dias em que fará cada tratamento e com que frequência (se uma vez por semana, uma vez a cada quinze dias, etc.).

Hidratação


A finalidade da hidratação para os cabelos é repor a umidade natural dos fios e alguns nutrientes que se perdem com as agressões diárias (sol, vento, secador, chapinha, etc.). É um procedimento tão importante quando a lavagem, devendo ser feito, no mínimo, uma vez por semana. Para fazer a hidratação, é preciso somente lavar os cabelos normalmente, aplicar a máscara sempre respeitando o tempo de ação e enxaguar, usando o condicionador de sua preferência. Você pode usar uma touca térmica para potencializar a ação do produto.

Produtos Para Hidratação


Nutrição


A nutrição capilar repõe os lipídios e proteínas que os cabelos perdem naturalmente ou com os processos químicos. Desta forma, os cabelos ficam mais brilhosos, macios e disciplinados, reduzindo o efeito frizz e fios rebeldes. As máscaras de nutrição sempre contém óleos vegetais, pois esses nutrientes que são repostos são provenientes dos óleos. Diferente da hidratação que pode ser feita mais de uma vez por semana, a nutrição deve ser feita em frequência menor, recomenda-se uma vez por semana para cabelos muito ressecados e ao perceber melhora na textura dos fios, diminuir para uma vez a cada quinze dias. O procedimento para nutrição é o mesmo da hidratação: lavar os cabelos como de costume, aplicar a máscara respeitando o tempo de ação do produto, enxaguar com seu condicionador de preferência e finalizar.

Produtos Para Nutrição

Umectação


A umectação capilar tem a mesma finalidade da nutrição, porém é feita usando somente o óleo vegetal puro, diretamente nos cabelos. Este método é melhor para cabelos mais secos e ressecados. Para fazer a umectação, passe o óleo nos cabelos secos, separando em mechas, da raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo. Não é necessário lavar antes da aplicação. Deixe agir no mínimo trinta minutos e lave como de costume. Você pode deixar o óleo agir por mais tempo, mas a partir de uma hora de ação nos fios, é melhor evitar o uso de secadores, chapinha e babyliss pois é muito provável que fiquem resíduos do óleo nos cabelos e a temperatura quente pode "fritar" os fios. Os óleos mais usados para umectação são óleo de coco, óleo de rícino, azeite de oliva EXTRA VIRGEM, óleo de amêndoas. A umectação pode ser feita uma vez por semana.

Produtos Para Umectação

Reconstrução


A reconstrução capilar é um tratamento profundo, age no interior dos fios, renovando as camadas internas e selando as cutículas. A reconstrução consiste em proteínas, como a queratina, que fortalecem os fios. Deve ser feita no máximo duas vezes por mês, ou seja, uma vez a cada quinze dias para cabelos muito danificados, e uma vez por mês para cabelos mais recuperados. Por ser um procedimento profundo pode tornar os fios pesados se feito com frequência. Além da queratina, você pode optar pelas máscaras reconstrutoras, que são usadas da mesma forma que as demais.

Produtos Para Reconstrução Capilar: