Sobre Ser e Ter Um Amigo

Desde que começamos a entender a vida com um pouco mais de seriedade, percebemos que muitas coisas são diferentes do que acreditávamos. E assim, percebemos que amizade vai muito além de ter companhia e significa muito mais do que gostar de alguém. 

cães amigos caminhando pela praia


Os mais velhos nos dizem que temos poucos amigos, e isso é uma das verdades da vida, mas o que aprendemos sozinhos é que temos que saber como ser amigo de alguém, e saber ter amigos. Cada pessoa é de um jeito e portanto cada amigo vai agir à sua maneira e cada um vai oferecer o que tiver de melhor. Claro que temos aqueles poucos em quem confiamos mais, pois temos mais afinidade. Mas algo que a vida me ensinou é que afinidade somente não faz amizade. Tem os amigos que sempre estão conosco, os que sabem muito sobre nós, os que nos conhecem muito bem, os que estão longe mas é como se estivessem perto e os de longa data que quase não temos contato, mas a amizade continua a mesma. Quando eu digo que precisamos saber ter amigos, é porque temos que saber lidar com essas diferenças, sem comparações, e saber o que esperar de cada pessoa. A gente se decepciona por esperar demais ou por esperar que alguém seja como nós somos, e então, é assim que uma amizade enfraquece. Aliás, é assim que muitas relações enfraquecem. Então, mais que o grau de confiança em alguém, ser amigo é saber que estará presente e dará o seu melhor da sua maneira.

É verdade que os verdadeiros amigos estão conosco nos momentos difíceis. São aqueles que dispõem do seu tempo para se importar conosco, os que demonstram solidariedade, os que fazem questão da nossa companhia quando não fazemos questão de nós mesmos. Mas eles também fazem parte das nossas alegrias. São os verdadeiros amigos que ficam felizes ao nos verem felizes. E muitas vezes são os amigos que nos proporcionam esses momentos felizes, que por mais simples que sejam, preenchem uma parte das nossas vidas que será lembrada enquanto vivermos.

A amizade nos ensina um dos sentimentos mais belos: a gratidão! Seja por te dar força em um momento difícil ou por comemorar uma conquista, ter amigos ao nosso lado nos torna gratos de uma forma muito sincera, por ter pessoas que lutam conosco, por tornarem a nossa batalha mais fácil.  Por todas as conversas, debates, broncas, brigas, as loucuras, os segredos, aprendizados, conselhos, lembranças, gargalhadas, brincadeiras, presentes, presença, aprendemos a ser gratos por uma pessoa que entrou em nossa vida como um acaso, e que agora faz parte da nossa história e faz dela algo muito mais leve.

Comentários