Óleo de Coco Para os Cabelos

O óleo de coco é muito consumido por seu valor nutricional e por ser mais saudável que outros óleos, mas os benefícios dessa maravilha da qual eu não abro mão vão muito além da alimentação. Óleo de coco é, incontestavelmente, algo que não pode faltar para os seus cabelos ficarem mais saudáveis e bonitos.

Óleo de Coco


O óleo de coco é rico em lipídios, proteínas e vitaminas K e E e ferro, que ajudam a fortalecer os fios. Penetra mais profundamente nos cabelos do que outros óleos e por ser um produto natural, pode (e DEVE) ser usado em fios de todas as texturas.


Óleo de coco natural



Benefícios Do Óleo De Coco Para Os Cabelos


Após o primeiro uso do óleo de coco você pode sentir a diferença nos fios. Os benefícios são vários:

  • Por penetrar mais profundamente que outros óleos, o óleo de coco auxilia na hidratação, reduzindo a porosidade dos fios;
  • O óleo para uso capilar pode ser usado para hidratar, umectar os fios e como reparador de pontas, ou seja, somente um produto que pode ser usado de várias formas;
  • O óleo de coco sela as cutículas dos fios, fornecendo muito brilho;
  • Auxilia MUITO a diminuir o efeito de frizz nos cabelos;
  • Os cabelos permanecem macios e "disciplinados" por muito mais tempo após o uso;
  • Pode ser usado em TODOS OS TIPOS DE CABELOS!

Como Usar o Óleo de Coco?


Eu particularmente, uso o óleo de coco para umectação e como reparador de pontas. Tem dois tipos de óleo que eu gosto de usar, que são o óleo puro, aquele que é utilizado para a culinária (é simplesmente sensacional!) e o óleo próprio para uso capilar. Os dois proporcionam resultados incríveis aos cabelos e podem ter diferentes usos.

Hidratação Com Óleo de Coco


Para a hidratação você pode usar tanto o óleo puro quanto o óleo capilar, é só misturar com a sua máscara preferida uma ou duas colheres do óleo, (depende da quantidade de máscara a ser misturado) e usar nos cabelos normalmente. O óleo deve ser misturado direto no pote de máscara para evitar errar a quantidade de óleo, pois a quantidade a ser colocada é pequena, caso contrário, pode pesar nos cabelos e ficar oleoso.

Umectação Com Óleo de Coco


Óleo de coco natural Copra
Este é o óleo de coco natural que eu amo!


A umectação capilar é uma reposição de lipídios e massa por meio do uso de óleos vegetais. É importante prestar atenção no tratamento que seu cabelo recebe (secador, chapinha, sol, etc) e na porosidade dos fios, pois a frequência que você vai fazer umectação depende muito disso, ou seja, para cabelos mais porosos, ressecados ou que sofrem muitas agressões obtém-se melhores resultados fazendo umectação  entre uma a duas vezes por semana. Cabelos crespos e cacheados também podem usar dessa frequência por serem, geralmente, mais delicados e secos que os cabelos lisos. Para quem não utiliza procedimentos que agridem os fios ou tem os cabelos oleosos, uma vez a cada quinze dias pode ser suficiente. Mas lembre-se: você conhece melhor a estrutura e necessidades dos seus cabelos!
Pode utilizar o óleo de coco natural ou o óleo capilar, ambos trazem excelentes resultados, porém, o óleo natural é mais denso e concentrado, então se os seus cabelos estão muito ressecados esta é a melhor opção. 
  1. Aplicação - Aplique o óleo, mecha por mecha nos cabelos, desde a raiz até as pontas. Obs: pode aplicar na raiz sim porque você irá lavar os cabelos para retirar o óleo, e o óleo de coco não obstrui os poros, portanto não vai deixar os cabelos oleosos. Não é necessário lavar os cabelos antes da aplicação, mas se estiverem com resíduos de finalizadores é melhor enxaguar bem os cabelos antes de aplicar o óleo para não "misturar" os produtos e aproveitar melhor os benefícios da umectação;
  2. Ação - Você pode deixar o óleo agir por pelo menos uma hora, utilizando uma touca térmica (ou não) ou pode fazer a umectação noturna, enrolando os cabelos em um tecido macio, (pode ser uma camiseta de algodão) enquanto dorme;
  3. Lavagem - Lave os cabelos com o shampoo e condicionador de sua preferência. Normalmente aplicando o shampoo duas vezes é o suficiente para retirar o óleo. Evite usar secador, chapinha, babyliss, etc. após a umectação e se possível no dia seguinte.
Viu, não tem segredo! 

Óleo de Coco Para Reparar Pontas


Óleo de coco capilar Niely
E este é o óleo de coco capilar que eu amo!


O óleo de coco funciona muito bem como reparador de pontas, sem deixar os cabelos oleosos e proporcionando hidratação! Para usar como reparador de pontas, o óleo próprio para uso capilar é o mais indicado, pois trata-se de um óleo que foi refinado justamente para não pesar nos cabelos e sua textura é muito mais fina que a do óleo puro. Use uma PEQUENA quantidade, espalhando na palma das mãos e em seguida NAS PONTAS dos cabelos. SUCESSO! 

Onde Comprar?


Você encontra o óleo de coco puro em qualquer farmácia, a um preço médio de R$25,00 por frasco de 200ml. O óleo de coco capilar pode ser encontrado em farmácias e em qualquer perfumaria, a um preço médio de R$7,00 por um frasco de 200ml. Esses valores são para os produtos indicados aqui, podem variar dependendo da marca ou região que você comprar.

Agora que você já sabe de todas as maravilhas que esse óleo pode fazer pelos seus cabelos está na hora de providenciar o seu e deixar as madeixas saudáveis e lindas!

Comentários