Dicas Para Diminuir o Consumo de Açúcar

Quem não ama doces? E quem não se sente melhor depois de comer um doce na TPM, quando está triste ou irritado? Isso acontece porque o consumo de açúcar tem relação com a serotonina, substância que tem, dentre outras funções, a de regular nosso humor. Dificilmente você vai encontrar alguém que não goste de chocolate (embora eu deva confessar que não gosto de chocolate ao leite, só amargo ou branco rs), ou que recuse um pavê (amo!) ou um pudim (amo!). Esses são exemplos de alimentos que não temos o hábito de consumir diariamente, justamente pela grande quantidade de calorias, e principalmente, açúcar. Então, se evitamos consumir pavê, pudim, chocolate branco todos os dias, por que não nos atentamos ao consumo de açúcar diário de maneira a controlar a quantidade ingerida?

consumo de açúcar


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcar ideal está entre 25 a 50g por dia, ou, 10% das calorias ingeridas diariamente. Os riscos do excesso de açúcar são mais do que uma questão estética, podem causar cáries e diabetes, que consequentemente traz muitos outros riscos à saúde. Pode parecer muito difícil controlar a quantidade de açúcar que consumimos, mas podemos aplicar em nosso dia-a-dia medidas simples que a longo prazo trarão muitos benefícios. Não precisa e não é recomendável que se corte totalmente o consumo de açúcar, porém é necessário controlar hoje para evitar os problemas que podem surgir futuramente. Seguindo estas dicas simples é mais fácil do que parece!

Substitua o açúcar pelo adoçante

Se você vai tomar um cafezinho (eu prefiro sem adoçar <3) ou um chá, ou mesmo para fazer alguma receita e pode substituir o açúcar por adoçante, então faça!;

Evite tomar refrigerantes

Refrigerantes contém uma alta concentração de açúcar, então escolha sempre tomar um suco ou mesmo água;

Evite sucos industrializados ou em pó

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os sucos industrializados ou em pó também contém grande quantidade de açúcares, além de conservantes, etc., prefira sempre os naturais;

Prefira chocolates com 40% de cacau ou mais

Deu aquela vontade incontrolável de comer doces? Prefira um chocolate amargo ou meio amargo, feitos com no mínimo 40% de cacau, além de serem menos calóricos e terem menos açúcar, o chocolate amargo é rico em antioxidantes e aumenta a sensação de bem-estar;

Coma menos doces e mais frutas

Depois das refeições ou quando surge a vontade de comer doces no meio do dia, prefira comer uma fruta. Além de ter muito menos açúcar e ser muito menos calórica do que consumir um doce, a fruta fornece vitaminas, fibras, entre outros nutrientes necessários para a saúde;

Chicletes sem açúcar

Troce as balinhas que você coloca na bolsa ou divide com o pessoal no trabalho ou faculdade por chicletes sem açúcar. 


Evite produtos industrializados sempre que puder

Os produtos industrializados tem conservantes, corantes, muito sódio e também muito açúcar para manter o sabor por mais tempo. Evite comer bolos industrializados, tortas, doces o quanto puder;

Verifique a informação nutricional dos alimentos

Sempre que for comprar algum produto industrializado (principalmente) verifique a tabela nutricional. Muitos biscoitos integrais, por exemplo, tem uma grande quantidade de açúcar. Pães, cereais, principalmente a granola, iogurtes, geleias, entre outros alimentos, tem uma variação nutricional muito grande entre marcas e tipos;

Diminua o consumo de açúcar aos poucos

Não adianta cortar o açúcar de forma drástica porque o efeito vai ser justamente o contrário: seu corpo já está acostumado com uma quantidade daquela substância, se você corta de uma hora para a outra você vai sentir uma vontade muito maior de consumir, e portanto, quando for consumir vai fazer como diz o ditado "enfiar o pé na jaca". Faça reduções na quantidade de açúcar aos poucos para ir acostumando o seu organismo.



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