Dicas Para Aumentar Sua Autoestima

Existem fases na vida em que tudo parece dar errado e nos sentimos cada vez mais para baixo. Principalmente quando jovens, estamos começando a vida e os erros parecem pesar mais do que os acertos. Muitas vezes podemos nos sentir cansados e sem motivação, e isso afeta diretamente a nossa autoestima. Se permitirmos que isso aconteça podemos perder muitas coisas boas e deixar de ver as vantagens que nos cercam, a verdadeira beleza nas coisas. Mas nós podemos fazer por nós mesmos, e tomar pequenas atitudes que farão a diferença para nos sentirmos melhor. É hora de dar um "UP" na autoestima!

Ajude ao próximo


Dando as mãos


Ajude alguma ONG que você conhece, ajude a uma pessoa próxima que passa por dificuldades, ajude alguém em situação de rua, ajude aos animais. Se você não tem tempo para ajudar presencialmente, faça uma doação mensal ou quando puder, em dinheiro para uma ONG, doe ração ou produtos de limpeza para ajudar aos protetores de animais, doe roupas usadas (em bom estado) a um asilo, um orfanato. Se não tem condição de doar, ajude com trabalho voluntário. Quando ajudamos a quem precisa nos sentimos mais felizes e satisfeitos conosco. Mas uma grande dica: ajude de coração! E quem ajuda de coração não sai falando para os outros como se isso fosse um grande feito, porque sabe que não é necessário aprovação das pessoas e que é desagradável, muitas vezes, ajudar a alguém e expor a situação dessa pessoa.

Elogie as pessoas


Faça elogios SINCEROS às pessoas que você admira, faça com que elas se sintam valorizadas e reconhecidas por seus valores. Dessa forma, com o passar do tempo, elas também se sentirão confortáveis para ressaltar o que há de melhor em você.

Pratique atividades físicas



Luvas de boxe amarelas


É de conhecimento universal hoje em dia que as atividades físicas liberam a endorfina, substância produzida pelo cérebro que dá a sensação de bem estar, ajuda a combater o estresse e até mesmo alguns tipos de dores. Além de a prática de atividades físicas ter este efeito sobre o corpo, quando nos exercitamos estamos cuidando de nossa saúde e consequentemente, de nossa estética. Portanto, passamos a nos sentir melhor com nosso corpo e então mais confiantes.

Tenha um hobby


Mulher praticando ioga


É muito importante ter um hobby, fazer algo que gosta. Enfrentamos trânsito e transporte público sem estrutura todos os dias para trabalhar, muitas vezes trabalhamos em empregos que não nos satisfazem em vários aspectos, temos obrigações a cumprir, horários, prazos... Isso tudo, com o tempo, pesa sobre nossos ombros e nos faz sentir vivendo da forma errada. Então é justo e merecido tirarmos um tempo para nós. Faça algo que você gosta! Descubra um hobby que lhe dê prazer! Leia muitos livros ou pratique ioga, faça crochê, artesanato, cozinhe, aprenda a tocar algum instrumento musical, escreva, fotografe... Faça algo que você gosta somente porque você GOSTA!

Invista na sua imagem


Espelho e escova de cabelos


Mude o cabelo, faça a tatuagem que você sempre quis, vista-se de forma a se sentir confortável com a sua personalidade, cuide-se. Quando estamos bem em nosso interior isso é refletido na nossa "embalagem", mas cuidar-se por fora também nos traz mais confiança, é inegável. 

Desapegue-se


Use aquele dia de folga para dar uma geral no seu quarto: jogue fora papéis e coisas que não tem nenhuma serventia, separe roupas e calçados que não servem mais para doar, devolva itens que pegou emprestado. Você vai se sentir melhor no seu lugar de paz. Agora, faça isso na vida: jogue fora sentimentos que não fazem bem, esqueça o passado e tente perdoar a quem te fez mal e principalmente, perdoe a si mesmo. Nós também erramos, mas não podemos voltar atrás, podemos aprender com os erros e nos perdoar. A melhor forma de praticar o desapego!

Organize-se


Já desapegou de todas as coisas desnecessárias? Então organize seu quarto, sua casa. Mude os móveis de lugar, coloque um quadro novo, organize sua agenda, seus itens, deixe tudo mais fácil para usar. Isso dá mais disposição e disciplina para fazer as coisas que várias vezes deixamos acumular, e com tudo em ordem, você se sente mais tranquilo.

Reconheça seus valores


Quais são as qualidades que as pessoas mais ressaltam em você? Quais são os valores de que você se orgulha? Se for preciso faça uma lista das suas qualidades e lembre-se de quantas vezes você acertou, quantas vezes conquistou algo importante e quantas vezes fez bem a alguém.

Aceite suas imperfeições


Se você não aceita as suas imperfeições, você sofre duas vezes: cobrando de si mesmo para mudar a sua essência, rejeitando seus erros ao invés de aprender com eles e se esforçar para não fazer novamente. Sofre também, porque quem não é capaz de lidar com seus próprios defeitos JAMAIS aceitará as pessoas como elas são, jamais saberá lidar com as imperfeições do próximo, fazendo com que a convivência seja cada vez mais difícil, e você, cada vez mais sozinho. Então aceite que você não é perfeito, ninguém é perfeito, pois assim é mais fácil lidar com você mesmo e consequentemente com o próximo.

Cultive suas amizades


amigas dando as mãos


Os amigos são um bem muito valioso que a vida nos dá. Você pode até estar triste e desanimado, mas com os bons amigos por perto qualquer tristeza vai embora. Com eles você pode conversar sobre qualquer assunto, dizer besteiras sem ser "julgado", fazer loucuras e depois de dez, vinte anos, lembrar de tudo com imensa alegria, contando histórias malucas repetidamente a cada encontro. O poder de uma amizade verdadeira é divino!

Gostou das dicas? Então compartilha! Tem algo a mais que você faz pela sua autoestima e quer compartilhar com as pessoas? Conta pra gente nos comentários! São atitudes simples que fazem a diferença para nossos dias serem melhores!

Comentários