quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Alimentos Para Substituir a Batata-doce

Ela faz parte da dieta mais famosa dos atletas de musculação: a polêmica batata-doce. De alto valor energético e baixo teor de gordura, fornece carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, são digeridos mais lentamente e desta forma, fornecem mais energia para os treinos e dificultam que o seu corpo use a massa muscular como fonte de energia, favorecendo assim o ganho de massa magra.  Mas além de ser saudável e muito boa para a prática de exercícios físicos é muito polêmica: quem não gosta de batata-doce, ODEIA! Se você, assim como eu, não consegue de forma alguma apreciar o sabor e textura da batata-doce, não se preocupe! Você pode substituí-la por outras fontes de carboidratos antes dos treinos. Vamos ver a seguir algumas opções fáceis para substituir a batata-doce.

Macarrão Integral


Macarrão integral


O macarrão integral é uma opção prática e de rápido preparo, pode ser consumido com legumes e fontes de proteína magra (filé de frango, atum, ovos, etc.). Por ser integral, é fonte de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e fonte de carboidratos complexos, portanto, demoram mais tempo a serem absorvidos, provendo energia por mais tempo.

Mandioca


Excelente fonte de carboidrato e fibras, a mandioca, aipim ou macaxeira é um alimento de baixo índice glicêmico, semelhante à batata-doce, portanto sua absorção ocorre também de forma mais lenta, fornecendo energia por mais tempo. Pode ser consumida cozida ou assada com carnes magras e saladas.

Pão Integral


pão integral


O pão integral tem a mesma característica do macarrão integral, porém é um alimento mais prático, ideal para o consumo de lanches leves e você pode encontrar uma infinidade de opções saborosas e funcionais, com diversos ingredientes: com castanhas para fornecimento de gordura de boa qualidade, aveia para maior fornecimento de fibras, quinoa para mais proteínas, entre muitos outros que você pode escolher na hora da compra. 

Inhame


chips de inhame


Inhame é uma delícia, e pode ser consumido de diversas formas: em sucos, com carnes magras, saladas, sopas, purês, e até mesmo chips de inhame, e substitui perfeitamente outras fontes de carboidrato além da batata-doce.

Banana


banana com cereais matinais


Isso mesmo! Simples assim! A banana é uma opção rápida, que dá pra você levar para qualquer lugar, fonte de carboidratos, potássio, proteínas e sais minerais, pode ser consumida só, com cereais ou em vitaminas. Coma de uma a duas bananas antes do treino como fonte de carboidrato e uma banana depois para repor as perdas de potássio que ocorrem durante o exercício físico. 

Com essas opções você vai ter a mesma energia e desempenho durante os treinos sem abrir mão de alimentos saborosos e sem enjoar da tão conhecida batata-doce.