Eu Escolhi Transição Capilar!

Hoje vou falar sobre algo que está literalmente mexendo com a cabeça das mulheres: Transição Capilar! Quero aprofundar bastante neste assunto, e espero que dessa forma possa ajudar as meninas que querem ou estão passando também pela transição, porém o post de hoje vai falar de porquê eu escolhi passar pela transição. 

mulheres de etnia negra com cabelos diferentes lisos e cacheados


Primeiro, quero parabenizar a quem teve essa iniciativa, porque olha, tem momentos em que não é fácil e dá vontade de voltar correndo para a progressiva. Mas os "momentos de fraqueza" são raros e logo passam. Eu decidi, depois de anos sendo fiel à escova progressiva e escrava da chapinha, que me gosto mais assim e não quero abrir mão da praticidade que conquistei para o meu dia-a-dia.

O que me fez escolher a transição capilar?


O que me fez, então, depois de cinco ou seis anos de alisamento, optar pela transição capilar? Foram vários fatores, mas a iniciativa ocorreu por acaso. Uma história até engraçada, mas em um belo dia lavei os cabelos antes de ir trabalhar e assim que saí do banho, acabou a energia elétrica. Ou seja, sem secador, sem chapinha. Muitas pessoas me perguntam porque eu ainda usava chapinha fazendo escova progressiva, mas para quem tem o cabelo beeem cacheado como o meu, somente a escova progressiva NÃO ALISA DEFINITIVAMENTE, com o tempo a química sai dos cabelos e ele volta a ondular. Logo, após umas 6 a 8 semanas, para ter os cabelos lisos é preciso o auxílio dos utensílios. Pois bem, sem os meus "itens de sobrevivência" eu precisei sair com os cabelos "como vim ao mundo". Eis que secaram ao natural, e após uns 2 meses depois da última química, os cachos se fizeram aparecer, após é claro, algumas "apalpadas". O resultado foram muitos elogios e uma aparência totalmente diferente do que eu estava acostumada.

No começo foi difícil me acostumar, eu não me via bonita da mesma forma, estava acostumada com uma imagem totalmente diferente. Mas confesso que tantas pessoas dizendo que eu estava mais bonita, com mais estilo, com mais personalidade, que combinava mais com meu rosto, enfim, depois de muitos elogios eu passei a gostar. E na verdade, hoje acredito sim que estou mais bonita que antes e com mais personalidade. Mas não somente por me sentir mais bonita, me sinto mais livre, mais confortável, não preciso mais a cada meia-hora conferir a situação dos meus cabelos com um espelho porque sei que os cachos estão lá. E muitas pessoas falam que o cabelo mais liso é mais fácil para cuidar, e é sim: para quem nasceu com os cabelos lisos! Porque do contrário você vai ter bem mais trabalho!

Entre as vantagens do meu cabelo cacheado, eu posso citar que é muito mais fácil de cuidar, eu só preciso lavar, não preciso me preocupar em secar e usar chapinha pra alisar as mechas onduladas; é só usar alguns produtinhos (o que todo mundo usa) e pronto! Já estou pronta! Não preciso secar, posso sair com os cabelos molhados na hora da pressa, não preciso me preocupar com os fios rebeldes e dias chuvosos, tenho um gasto menor, já que não tenho mais os gastos com escova progressiva e para mim que vou para a academia todos os dias é uma bênção! Um grande problema para quem alisa os cabelos e está sempre na academia é aquela raiz que após 10 minutos de treino começa a enrolar enquanto o restante dos cabelos fica "liso". Posso lavar os cabelos o quanto quiser! 

mulher secando os cabelos
😓😓😓😓

O objetivo desse post não é convencer a todas as adeptas do alisamento a desistirem e iniciarem a transição capilar, mesmo porque é algo que tem que querer, ter paciência e também requer cuidado. E temos que usar nossos cabelinhos da forma em que nos sentirmos melhor. Mas para quem tem vontade de fazer e está em dúvida ou acha que não vai conseguir, vale a pena tentar. Só pela praticidade que traz para nossas vidas, óh céus, como vale a pena!

E no próximo post vou dar dicas para quem quer fazer a transição de produtos  que eu uso e que são meus heróis capilares!
Um beijão e até a próxima :*


Comentários