Por Lugares Incríveis

Finalmente fiz a leitura de Por Lugares Incríveis e o livro atendeu e superou minhas expectativas. Escrito por Jeniffer Niven, 48 anos, nascida em Carolina do Norte - EUA, e este é o seu primeiro livro para jovens, publicado em 2015 em 37 países. 

Livro Por Lugares Incríveis


Sobre Por Lugares Incríveis


Para quem possa pensar que é mais um livro romântico, está enganado, apesar de ter uma linda história, aborda temas como depressão e suicídio. É narrada por Theodore Finch e Violet Markey, ambos adolescentes e estudantes do ensino médio. Finch mora com a mãe e duas irmãs, seu pai os deixou há cerca de sete anos para morar com outra mulher, e normalmente tem um comportamento agressivo com os filhos. Violet era uma das garotas populares da escola, namorava um dos caras mais desejados, até que sua irmã e ela sofreram um acidente de carro e somente ela sobreviveu. Desde então ela se pergunta o porquê de tudo ter acontecido. O destino dos dois se cruza quando se encontram na torre do sino dentro da escola e Finch que estava refletindo em como seria se jogar lá de cima, acaba ajudando Violet a descer da torre em segurança. Como Finch já tem o costume de fazer coisas "estranhas" todos acreditam que Violet estava lá para o salvar de pular e eles deixam que os boatos corram para não decepcionar os pais dela. Então, Finch começa a se aproximar de Violet, e em uma aula de geografia o professor passa um trabalho para ser feito em dupla, um projeto no qual terão de conhecer lugares inexplorados por eles em Indiana e seus arredores e ao final registrar em relatórios, fotografias e tudo o que puderem expor. Finch imediatamente escolhe Violet. Daí começa, com uma certa resistência, uma amizade verdadeira e profunda. Os dois têm depressão e a companhia, os descobrimentos, as experiências e diferenças entre eles os fazem enxergar a vida de forma mais otimista e os mantém ligados um ao outro. A narrativa é feita pelos dois personagens, muitas vezes da mesma situação mas por seus diferentes pontos de vista. Nos conta como um mudou a vida do outro de cabeça para baixo e como Finch ajudou Violet a ser ela mesma, a ser mais corajosa e aventureira. Finch descreve sua depressão e como as coisas parecem, do seu ponto de vista, que serão sempre da mesma forma.


Minha Opinião Sobre Por Lugares Incríveis


Jennifer fez um ótimo trabalho com a obra mantendo equilíbrio e leveza em temas tão sérios como depressão, morte e suicídio. Descreve os sentimentos de abandono, isolamento, a dor da perda, e o descaso das pessoas para com aqueles que possivelmente sofrem de depressão. É algo que nos faz abrir os olhos para um problema sério e perceber que muitas vezes os próprios familiares de quem sofre de depressão ignoram ou não aceitam o problema. Muito bem estruturado, nos traz ainda as notas da autora ao final da história, das quais ela compartilha algumas de suas experiências pessoais com depressão e suicídio, e nos fala um pouco sobre cada ponto turístico que Violet e Finch visitaram. É um daqueles livros que muda nosso ponto de vista sobre muitas coisas, quase uma leitura obrigatória, e agora mais um dos meus favoritos.


Informações:


Capa comum: 336 páginas
Editora: Seguinte; Edição: 1ª (16 de janeiro de 2015)
Idioma: Português
Dimensões do produto: 22,6 x 15,4 x 1,6 cm
Avaliação: 4,5 estrelas
Preço médio: R$20,00 na amazon.com.br

Comentários