Atitudes Machistas

É difícil para muitos admitirem que vivemos ainda em uma sociedade machista, voltada à satisfação do homem, ao que os homens pensam, ao que os homens gostam, muitas vezes como se fossem verdades absolutas. Tomemos como grande exemplo disso nossa cultura popularesca, infelizmente muito machista: as propagandas de cerveja que insistem em competir entre lindíssimas mulheres loiras ou morenas, os programas de televisão onde os enfeites de palco são mulheres seminuas, a quantidade de revistas de mulheres nuas diferentes que existem, as músicas cujas letras tratam a mulheres como objeto sexual. Isso meus caros, é o mais puro machismo. É a cultura voltada à satisfação de um universo totalmente masculino.

Machismo


Claro que nós, mulheres, conseguimos com muita luta e muita força direitos iguais como civis: podemos votar e já tivemos uma mulher como presidente da República, podemos dirigir nossos carros ou um caminhão, ter nossos empregos, podemos estudar, praticar esportes, podemos fazer um financiamento no banco, podemos ter nosso próprio negócio, podemos ser chefes no trabalho e inclusive de outros homens. São nossas conquistas. E cara, você não sabe como é difícil ser mulher e lutar para viver e lutar por seus objetivos e ao mesmo tempo ter que lidar com uma sociedade que está habituada ainda a pensar que lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos e do lar, a "bela, recatada e do lar". Por mais que tenhamos conquistado os nossos direitos, infelizmente ainda falta conquistar nosso respeito.

O machismo não é somente uma disputa de poder contra as mulheres. Nós, mulheres, conquistamos muitas coisas boas ao longo dos anos, mas ainda sofremos com uma ideologia machista que está nas raízes de nossa cultura. Uma mulher que sai com um homem é respeitada, a mesma mulher saindo sozinha ouve cantadas, recebe olhares duvidosos como se dissessem "o que uma mulher está fazendo sozinha?"  como se não tivéssemos o direito de estarmos sozinha. Se um homem nos passa uma cantada e estamos acompanhadas, ele pede desculpas ao outro homem que está ao nosso lado. Isso, de verdade, dói, bem pouquinho mas dói. Como se não tivéssemos dignidade para sermos respeitadas como seres individuais.

Pequenas Atitudes Machistas


1 - Quando alguém diz que mulher que transa no primeiro encontro é vagabunda, isto é ser machista. Vamos mudar a frase e dizer que "homem que transa no primeiro encontro é vagabundo". Parece normal dizer desta forma se tratando de homens?
2 - Quando alguém faz piadas dizendo que mulher não sabe dirigir, que mulher tem que pilotar fogão, ou qualquer outra piada do gênero. Nem precisa explicar, não é mesmo?
3 - Quando um cara não quer se relacionar com uma mulher porque ela ganha mais do que ele. Se eu fosse homem e heterossexual ficaria orgulhoso em ter uma mulher bem-sucedida.
4 - Quando o homem acha que tem o direito de controlar as roupas que a mulher usa. Na sua mulher não pode mas na dos outros fica bonito de se ver, não?
5 - Quando um homem do qual a mulher não deu intimidade a chama de "gostosa" ou algo do tipo. Nós não somos objetos ou um sorvetão com cobertura de chocolate prontos para saciar a vontade dos homens.
6 - Quando um homem não aceita que a mulher diz que não, ou seja, não quer ficar com ele, não quer transar com ele, não quer dar o telefone dela pra ele e ele fica insistindo ou, como eu mesma já passei por isso por não querer dar meu telefone pra uma pessoa, xinga e diz coisas ofensivas;
7 - Quando alguém se atreve a dizer que "mulher tem que ter cabelo comprido porque homem gosta de cabelão".A auto-estima de uma mulher bem resolvida não depende da opinião dos homens.
8 - Quando alguém diz que "aquela mulher é para casar e aquela outra não". Primeiramente o que é mulher para casar? É aquela que se manteve "pura" enquanto você estava por aí satisfazendo seus desejos carnais com as filhas e irmãs de homens como você? E em segundo lugar, quem disse que toda mulher que é "para casar" sonha em se casar? 
9 - Quando um homem se sente ofendido ao ver a mulher pagar a conta ou mesmo dividir. Nós apreciamos o cavalheirismo, de verdade, e quando um homem nos leva para um jantar em um restaurante legal e se oferece para pagar a conta nos sentimos especiais e valorizadas, mas quando nós queremos pagar ou dividir a conta não é para ferir o orgulho de ninguém, simplesmente porque achamos justo já que os dois consumiram.
10 - Quando alguém diz que é feio ver uma mulher "andando" com vários amigos homens, que ser a única garota entre vários homens causa má impressão e etc. Muitas vezes as amizades masculinas são mais divertidas e fiéis do que de várias garotas, e entre amizade verdadeira não existe sexo. Um homem é um amigo e uma mulher é uma amiga, assim como primos e irmãos.
11 - Quando alguém diz que "isso é coisa de menininha". Meu amor, hoje em dia felizmente muita menininha é mais forte, mais decidida que muito homem. 
12 - Quando alguém diz que é feio um casal em que a mulher é mais alta que o homem. Sério, PELAMORDIDEUS, uma mulher bem resolvida jamais vai se iportar com a altura de um homem, porque sabe que precisa é de um homem completo, maduro, inteligente e bom, e não um guarda-costas. E quem escolhe o parceiro(a) pela aparência não pode reclamar de falta de caráter.

Infelizmente estas coisas acontecem e muitos de nós já vivemos ou presenciamos, mas os tempos continuarão mudando e o dia em que seremos plenamente respeitadas chegará. Enquanto esse dia não chega, vamos compartilhar com os amigos e amigas para conscientizar sobre os pequenos atos que causam grandes desconfortos para nós.

Comentários