Filmes Para Apreciar a Fotografia

Você sabe apreciar a fotografia em um filme? Para muitos é um pouco confuso, pois quando falamos em fotografia pensamos no sentido óbvio da palavra, e não fica muito claro em como se aplica a um filme ou série. A fotografia, quando se refere ao cinema, não se trata apenas de um registro ou enquadramento, está desde o detalhe do copo que o ator levanta e que aparentemente não tem importância para o enredo mas torna a cena especial, a efeitos de iluminação e cores. Em poucas palavras, a fotografia é tudo aquilo que visualmente causa sensações ao espectador. Depois dessas dicas e de assistir aos filmes a seguir, você vai passar a admirar muito mais o fantástico mundo cinematográfico, e nunca mais vai assistir a outros filmes com o mesmo olhar de antes!


O Fabuloso Destino De Amélie Poulain


Cena do filme  O Fabuloso Destino De Amélie Poulain

O Fabuloso Destino De Amélie Poulain é um dos filmes mais fofos do mundo! Amélie (Audrey Tautou) é uma garota doce, criada pelo pai que supostamente tem um problema no coração, sua mãe cometeu suicídio enquanto ela era ainda criança. Amélie cresce sem muito contato com o mundo exterior, o que a torna uma pessoa ingênua. Um certo dia ela encontra uma caixa com objetos pessoais que pertencem a Dominique (Maurice Bénichou) e toma como missão entregar os objetos ao dono. Desde então, Amélie passa a se sentir feliz através de gestos de bondade para com outras pessoas. Este filme tem uma fotografia muito peculiar, com predominância forte e contrastante do verde e vermelho em tonalidades mais sóbrias, e iluminação sutil, o que nos dá a sensação de estar assistindo a um sonho, ou imaginando uma história que alguém nos conta, é quase surreal! Uma verdadeira obra de arte, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, é recomendado para maiores de 14 anos.

Sin City


Cena do filme Sin City


Ah, Sin City! Engana-se quem pensa que assistir filmes em preto e branco é chato! Sin City é fantástico! Baseado na graphic novel de mesmo nome, conta várias histórias, dentre elas a do único policial honesto da cidade, John Hartigan, interpretado por ninguém menos excelente do que o grandissíssimo Bruce Willis (s2), que faz de tudo para salvar uma garotinha de 11 anos de ser estuprada, esta que vem a ser interpretada, claro, após alguns anos, pela maravilhosa/lindíssima Jessica Alba. Tudo pode acontecer em Sin City. A cidade é lar de assassinos, prostitutas armadas até os dentes e psicopatas. Emoção não falta neste filme! Sobre a fotografia, simplesmente genial! Preto e branco como você nunca viu! O contraste das cores ressalva os detalhes, o branco traz uma luminosidade que destaca todos os elementos das cenas. Há também em algumas cenas isoladas, presença de cores como amarelo, vermelho, verde e azul, que deixam claro a importância do momento. Na direção desta maravilha, claro que tem que ter um dedo dele, meu favorito Quentin Tarantino, juntamente aos diretores Frank Miller e Robert Rodrigues. Recomendado para maiores de 18 anos, pois tem muito tiro, porrada e bomba. 


A Fantástica Fábrica de Chocolates


A Fantástica Fábrica de Chocolates


Quase todo mundo já assistiu ao filme A Fantástica Fábrica de Chocolates, mas a minha dica é: depois de assistir a primeira versão dirigida por Mel Stuart em 1971, assista a versão de Tim Burton produzida em 2005! Sim, assista nesta ordem! Se você já assistiu, veja de novo, agora com o olhar de um apreciador de fotografia! Você vai perceber que tudo o que Tim Burton toca consegue deixar com um ar sombrio, e neste filme, essa atmosfera sombria não fica óbvia e isso é muito intrigante! Conta a história de Willy Wonka, dono da marca de chocolates Wonka que oferece a 5 crianças a oportunidade de visitarem sua fábrica, e ao final da visita uma das crianças ganhará um prêmio. Interpretado por Jhonny Depp, parceiro de Tim Burton em quase todos os filmes. A obra de arte conta com cores vivas e fortes que remetem ao universo infantil e divertido, porém a iluminação baixa traz a sensação de que por trás daquele mundo de fantasia há algo a que se esperar, e francamente, para muitas crianças esse Willy Wonka pode ser assustador! Mais um filme fantástico! Recomendado para todas as idades.

Os Oito Odiados


Cena do filme Os Oito Odiados


Mais uma vez, Quentin Tarantino, dessa vez em seu trabalho mais recente, Os Oito Odiados, com seu estilo único e inconfundível! A história de Os Oito Odiados se passa dentro de um armazém, no qual oito pessoas totalmente diferentes e com, digamos assim, "rixas sociais" procuram abrigo de uma temível tempestade de inverno, dentre eles um negro, um caçador de recompensas e uma mulher com a cabeça a prêmio. O filme reforça o estilo de Tarantino em construir diálogos longos e dos quais você não pode e nem vai conseguir perder um segundo, e após um bom tempo de conversas, a ação, brigas, e tudo o que faz de Tarantino genial! A fotografia, uma maravilha! O armazém todo feito de madeira, há predominância de cores terrosas e sóbrias no figurino dos personagens, e iluminação quente, que realça ainda mais esta característica. Nas cenas fora do armazém, as roupas e acessórios dos atores contrastam deliciosamente com a neve e a iluminação fria e azulada. Um deleite! Com Samuel L. Jackson e Kurt Russel além de outras estrelas da sétima arte, não é recomendado para menores de 18 anos.

Comentários