Vai Votar Em Quem?

Você já sabe em quem vai votar? As eleições estão chegando, e você já decidiu em quem vai confiar, ou em quem vai desconfiar menos? Já pesquisou a respeito dos candidatos? Não dá pra escolher em cima da hora ou votar por votar, depois nem se lembrar do nome do candidato pra quem você deu a chance de te representar.

O Brasil está vivendo uma crise política que está longe de acabar, porque não basta que haja um impeachment ou uma prisão, tem que acabar com tudo o que há de errado, com toda a corrupção, o descaso, o desrespeito, a indiferença com que somos tratados, e conhecendo a história do nosso país, sempre foi assim. Não vai acabar com um "Fora Fulano", porque a crise é o que nos acontece diariamente. Todos os impostos altíssimos que pagamos, todo o dinheiro que nos é roubado, todos os recursos que são desviados, toda a falta de estrutura da qual sofremos. Isso é a crise política. Não ter em quem confiar a nossa pátria, nossa cidade, nossas escolas, nossos hospitais, nossa segurança, isso é a crise política, e sempre esteve presente. E o que as pessoas como civis, cidadãos, eleitores, seres humanos fazem a respeito? Não basta somente votar e achar que isso é fazer a sua parte, infelizmente.

Vai Votar Em Quem?


Primeiramente, essa guerra de opiniões tem que acabar. Se tornou comum ver pessoas desfazendo amizades, brigando, se ofendendo, se agredindo por acreditarem estarem em lados diferentes. Isso é a parte mais triste, porque nós que somos a parte desfavorecida, nós que sofremos com as consequências, então estamos do mesmo lado. Qual é o partido totalmente limpo? Você vai pensar muito para encontrar uma resposta para esta pergunta. Talvez não encontre. E enquanto as pessoas estão brigando e se separando como se fossem torcedores briguentos de times de futebol, eles continuam se empanturrando com os nossos recursos, continuam viajando, comprando ternos, lixeiras, queimando combustível, usando dos melhores hospitais, comendo nos melhores restaurantes e dormindo com a paz que nós não temos. De nada adiantam as provocações, eles continuam vivendo bem e rindo à nossa desgraça.

É fundamental, indispensável ter conhecimento dos fatos! As pessoas precisam perder a preguiça da leitura e de buscar conhecimento. Independente de eleições, de corrupção, de partido político, o que eles querem é uma sociedade intelectualmente vazia, porque essas pessoas não buscam os seus direitos, nem os conhecem, portanto não contestam, não questionam, e aceitam tudo o que lhes é dado. O que eles querem é uma sociedade leiga para ser mais fácil controlar. O que eles querem é uma juventude que largue os livros e ligue a televisão, para que no futuro eles tenham condições de manipular.

Quantas pessoas você conhece que já disseram, ou você mesmo talvez já tenha dito que se estivesse lá provavelmente "pegaria um pouquinho, por que diante de tanto não faria falta"? Ótimo, parabéns pela forma de pensar, você é um daqueles caras engravatados e sujos que você tanto despreza! As pessoas têm que começar a entender de uma vez por todas, que para cobrar de alguém não se pode cometer os mesmos erros. Sabe quando tem fila na estação de metrô, o vagão encosta na plataforma e você entra na frente sem nem ao menos pedir licença? Sabe quando tem um milhão de lixeiras por perto, e você joga o papel de bala no chão? Ou quando você recebe troco a mais e não devolve dizendo "azar o de quem não contou direito"? Quando você compra uma mercadoria que sabe que é roubada? Pare com isso, avalie suas ações. As pessoas podem pensar que essas situações não se comparam aos roubos que sofremos por parte dos nossos (des)honrados representantes, mas as pequenas ações que levam a grandes ações, ou seja, o caráter de uma pessoa honesta não permite que ela tenha tais atitudes, por menores que sejam.

Não podemos justificar a corrupção por corrupção dizendo "mas o Fulano roubou também, então esse rouba mas pelo menos faz alguma coisa". Não gente, não podemos! Pense da seguinte forma: se você tem um empregado que é extremamente eficiente, você paga a ele um salário alto, e vários benefícios dos quais ele nem precisa, pois o salário já é suficiente pra suprir toda e qualquer necessidade, luxo e comodidade, e mesmo assim ele rouba muito dinheiro seu todos os dias. Você sabendo disso, vai deixar que ele continue trabalhando pra você?

Estamos ano após ano na luta, eleição após eleição sofrendo decepções, mas são reflexos de nossas escolhas. É difícil ter esperança, a sensação é de que tudo está perdido e sem volta, mas tudo tem que começar de nós, pessoas comuns que temos nas mãos o poder de decidir nosso futuro, de nossos filhos. Não podemos simplesmente deixar que tudo ocorra como se fosse brincadeira, não podemos fazer tudo sem pensar, sem pesquisar, sem termos certeza de que é o melhor. A grande verdade é que somos nós que fazemos a história, porque nós escolhemos.

Comentários