Grandes Filmes Sobre Histórias Reais

Quem não gosta de assistir a um bom filme e se emocionar com a história? E melhor ainda se essa história servir também como aprendizado. Atualmente só temos filmes de super-heróis, ação e animações, que são muito legais, mas, prefiro os clássicos! Esses quatro filmes de que vou falar a seguir são mais do que histórias reais, são histórias sobre grandes homens que nos fazem ter fé na humanidade, e perceber que em meio ao grande caos, uma pessoa bem-intencionada, com força de vontade e fé pode fazer muita diferença na vida de muitas pessoas. São filmes que nos deixam lições de humanidade! Você pode assistir a todos pelo Netflix! Assiste lá, e depois me conta qual você chorou mais. Ops, gostou mais! ;)


Mandela - Luta Pela Liberdade


Mandela, Luta Pela LIberdade

Em Mandela- Luta pela Liberdade, é retratada a luta do líder Nelson Mandela contra o regime do apartheid na África do Sul, e é baseado nas memórias do homem responsável por guardar Mandela durante o período em que esteve preso. Este homem é James Gregory, que no início era encarregado de vigiar Mandela e outros homens no presídio, pois era o único que conhecia o seu dialeto, portanto era o único capaz de vigiar a comunicação entre estes homens e também com seus familiares. Conforme James vai conhecendo Mandela e vendo a luta de seu povo, passa a ter um sentimento de amizade, ajudando-o em pequenos favores, que lhes custam alguns sacrifícios em sua profissão. Mandela esteve preso por 27 anos, ficou 21 anos sem poder sequer ter contato físico com qualquer familiar, passou anos em péssimas condições, sendo tratado como se fosse um terrorista, mas se manteve firme em sua luta pela liberdade de seu povo e de sua família. É uma grande história, muito emocionante e que tem muito a ensinar, um daqueles filmes que ficam na memória! Direção de Billie August, conta com Dennis Haysbert como Nelson Mandela, Joseph Fiennes como James Gregory, Diane Kruger, que interpreta a esposa de James, Gloria Gregory. Não recomendado para menores de 10 anos.


A Lista De Schindler


A Lista de Schindler


A Lista de Schindler conta uma história fantástica! Durante a segunda guerra mundial, Oskar Schindler, empresário alemão, tinha uma fábrica de panelas e outros produtos de metal, produzia utensílios para uso do exército. Era um homem influente, e aproveitou do prestígio que tinha para salvar os judeus a quem poderia da morte. Usou a sua fortuna para subornar os oficiais do exército em troca de libertar homens, mulheres, idosos e até crianças com o pretexto de que iriam trabalhar em sua fábrica, para evitar que fossem executados, e assim, salvou 1.100 judeus da morte. O filme foi gravado em 1993, mas se passa todo em preto e branco, o que nos faz sentir com mais intensidade o universo sombrio do Holocausto. É impossível não se emocionar com este filme que também está entre os meus preferidos. Ganhador de 7 Oscars, foi dirigido por ninguém menos do que Steven Spielberg, conta com o elenco Liam Neeson como Oskar Schindler, Ben Kingsley, o contador pessoal de Schindler, Ralph Fiennes que interpreta o oficial da SS responsável por administrar o campo de concentração de Plaszów chamado Amon Göth. Não recomendado para menores de 14 anos.

Hotel Ruanda - Uma História Real


Hotel Ruanda


Em 1994, o mundo conheceu o Genocídio de Ruanda, após o presidente do país morrer em um atentado. A República de Ruanda é um país localizado na África centro-oriental. O país estava em guerra entre as tribos Hutus e Tutsis, e após o presidente ser morto, os hutus dão início à matança dos tutsis, pois acreditam que somente exterminando com a outra tribo viverão em paz, porém a intenção deles não é somente acabarem com os rebeldes, mas também com os civis inocentes. Paul Rusesabagina, que é gerente do Hotel Des Mille Collina, tenta proteger sua família, e alguns vizinhos que pediram sua ajuda. Ele os abriga no hotel, e cada vez mais se sente no dever de ajudar a outros refugiados. Quando Paul se dá conta, já tem mais de mil abrigados. Ele usa todos os recursos possíveis do hotel em trocas de favores de militares das milícias para proteger as vidas de todas aquelas pessoas. Em Hotel Ruanda vemos uma triste realidade, na qual nem ao menos as crianças eram poupadas, como se tivessem escolhido aquela condição, mas o esforço de Paul nos dá um sopro de felicidade e comove grandemente, por toda a sua bondade. Dirigido por Terry George, conta com Don Cheadle como o personagem principal, Paul, que recebeu a sua primeira indicação ao Oscar por sua interpretação, Sophie Okonedo como Tatiana Rusesabagina, Nick Nolte como Coronel Oliver, não é recomendado para menores de 14 anos.


Um Ato De Liberdade


Um Ato de Liberdade


Mais um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, Um Ato de Liberdade conta a história de 4 irmãos judeus fugitivos, que se escondem em uma floresta. Os irmãos Tuvia Bielski, Zus Bielski, Azael Bielski e Aron Bielski montam um acampamento e sobrevivem com pouco alimento, e algumas armas. Com o passar do tempo, outros judeus fugitivos os procuram em busca de ajuda, e o irmão mais velho, Tuvia, não nega ajuda a quem o procura. O grupo cresce e chegam inacreditavelmente a mais de mil judeus escondidos no acampamento, onde todos tem uma tarefa a cumprir: alguns caçam e trazem comida, outros protegem o acampamento, outros cozinham, etc. O exército nazista, entretanto, sabendo onde eles estão escondidos planeja um ataque aéreo. Muitos são feridos e mortos neste ataque, porém a luta pela vida continua, e Tuvia que lidera o grupo não os deixa desanimarem. Este filme é espetacular, emocionante do começo ao fim, e quando assisti me perguntei porque demorei tanto tempo pra descobrir esta obra de arte. Dirigido por Edward Zwick, conta com Daniel Craig no papel de Tuvia, Jamie Bell como Asael, Liev Schreiber como Zus e George Mackay como Aron, não é recomendado para menores de 16 anos.

Comentários